Estamos de volta e as atividades itinerantes da Radio Amnésia também. E de volta também a Minas Gerais, dessa vez na comunidade de Macacos, na Cidade de Nova Lima, que fica a 22 km da capital Belo Horizonte.

A Rádio Amnésia firmou parceira com o projeto ” Rádio Griô” que está sendo desenvolvido pelo Ponto de Cultura Guaimbe, da cidade de Pirenópolis – GO. O projeto tem como objetivo a criação de rádios livres e webrádios em instituições que desenvolvam ações ligadas aos Griôs, que são os Mestres dos Saberes e Fazeres tradicionais que tem na prática da oralidade seu meio de transmissão dos conhecimentos.

O projeto está sendo desenvolvido em Pirenópolis-GO, em  Macacos-MG, e ainda vai chegar na comunidade Kalunga de Teresina de Goiás.

Em Minas Gerais, é o Instituto Kairós quem realiza a parceria com o Projeto Rádio Griô. O Instituto Kairós foi fundado em 2002 e em 2004 implantou sua sede em Nova Lima, no Distrito de São Sebastião das Águas Claras na comunidade de Macacos: o Centro Kairós. A inspiração foi criar um espaço onde cultura e ambiente interagissem num jogo contínuo de criação e recriação de relações de identidade, onde as trocas simbólicas e a experiência do aprendizado prático fossem as principais matrizes das ações desenvolvidas.

Além do Instituto Kairós, o Ponto de Cultura Art 22, e a Comunidade quilombola de Mata do Tição  também estão participando das atividades que incluem oficinas teóricas e práticas sobre Novas Tecnologias,Software livre, produção gráfica e montagem de Webrádio, produção de conteúdos radiofônicos e formação de comunicadores populares.

Em breve os conteúdos produzidos durante as oficinas estarão disponíveis na internet e divulgaremos também o endereço das novas webrádios que estão sendo estruturadas.