»

ago 10

BIOFEEDART [Bio = Corpo] [Feed = alimentar] [Art]

E uma nova forma de CRIAR para os artistas. E uma nova forma de se COMUNICAR.

Graça a um sistema de captação dos sinais do seu corpo o artista poderá interagir e criar Som, luzes, espaços, usando o corpo como instrumento.

As emoções, por exemplo, serão captadas e transformadas em um tipo de harmonia musical únicas, assim o artista, uma vez dominada a ferramenta do Biofeedart conseguira dominar os sons emitidos, do mesmo jeito que ele domina suas emoções.

Com um sistema de captação de variações elétricas de tensão muscular e/ou cerebral, o artista vai poder interagir com projeções, criando formas, e movimentos únicos. As imagens vão testemunhar de forma original as variações biofísicas do artista, transcrever a agitação ou o calma, o stress ou qualquer ação física.

FUNCIONAMENTO.

Com um dispositivo miniaturizado e portátil estamos capaz de analisar os sinais vitais [bio], e deixá-los disponíveis [feed] para uso do próprio artista [art]. Este dispositivo será desenvolvido com tecnologia de radiofreqüência (Radio frequency identification – RFID) capaz de ser transportado em pulseiras, colares, etc., elementos pessoais de uso fácil.

Os dados vitais serão transformados por um FPGA (Field Programmable Gate Array) em dados multimídia (som e luz).

A finalidade será uma instalação interativa dirigida pelo próprio artista, isso para que possa dominar a tecnologia e a arte do Biofeedart.

Aspectos como o estresse, padrões de ondas cerebrais, respiração, batimentos cardíacos, tensão muscular, fluxo sanguíneo, temperatura, dentre outros, são captados e filtrados. As amostras são convertidas e transmitidas ao usuário em tempo real por meio de equipamentos que treinam estes padrões.

A BASE DO BIOFEEDART : A TECNICA DO BIOFEEDBACK

O artista usa a informação como um guia enquanto pratica uma variedade de procedimentos para reduzir a tensão muscular. Pode-se comparar o instrumento de biofeedback com um espelho especial que provê informações sobre processos internos do organismo dos quais o indivíduo pode não estar ciente ou achar difícil regular.

Tipicamente, processos de respiração profunda, relaxamento e visualização são usados com este tipo de retorno da informação, apesar de procedimentos específicos de treinamento variarem de acordo com o propósito do treinamento ou terapia.

A auto-regulação dos processos corporais é possível porque a mente e o corpo interagem.

A tecnologia recente do biofeedback oferece um conhecimento amplo da parte invisível do corpo humano e da relação do Ser consigo e com seu ambiente.

A arte vem como uma ferramenta interativa direta e lúdica para promover o autoconhecimento e desenvolver a capacidade de expressão.

SINAIS CAPTADOS PELO PROCEDIMENTO DO BIOFEEDART

Feedback de Tensão Muscular

| Movimento – Toque – Choque |

A eletromiografia (EMG) mensura a atividade elétrica dos músculos esqueléticos, monitorando com sensores localizados na pele, sobre músculos apropriados.

Feedback Termal (fluxo sanguíneo)

| Estresso – Atividade física |

Instrumentos de feedback termal mensuram o fluxo sangüíneo na pele.

Isto a partir do fato de quando os pequenos vasos na pele se dilatam, o fluxo sangüíneo e a temperatura aumentam; e quando esses vasos se contraem, o fluxo sangüíneo e a temperatura diminuem.

Feedback de reação eletro-dérmico

| Estresso – emoção |

Os instrumentos de feedback de reação eletro-dérmica (RED) mensuram a condutividade da pele dos dedos e palmas das mãos. O RED é altamente sensível às emoções em algumas pessoas.

Feedback de Onda Cerebral

| Atividades cerebrais – conversas – emoções |

O eletroencefalógrafo (EEG) monitora atividade das ondas cerebrais a partir de sensores colocados no couro-cabeludo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*

Pular para a barra de ferramentas