«

»

ago 07

Oficina de domínio e aplicações da técnica BIOFEEDART dia 23 & 24 | 08 | 2010


As oficinas acontecerão durante dos dias com o objetivo: Conhecimento e domínio das técnicas do BIOFEEDART.
Serão uma oficina por dia, para uma turma de 5 alunos. Cada oficina seguira um programa especifico.
OFICINA 1 | Fase 01
· Apresentação dos elementos técnicos usados no BIOFEEDART e explicações do funcionamento.
· Adaptação do sistema BIOFEEDART com os alunos e regulação das freqüências dos aparelhos
· Primeiros testes em grupo
Tempo: 01 hora

OFICINA 1 | Fase 02
· Aquisição e aplicação da ferramenta através de exercícios específicos
· Explicação por cada aluno do seu caminho criativo, das suas expectativas, e resultados esperados
Tempo: 02 horas
Os resultados, pesquisas, artigos tratando dos avanços dos alunos será disponível no site internet do Projeto e terá total liberdade de uso (CC Creative Comon).

Lista das oficinas FAPERN


OFICINA 1: DOMÍNIO E APLICAÇÕES DA TÉCNICA BIOFEEDART
PERÍODO: 23 e 24 DE AGOSTO
HORÁRIO: 19 ÀS 22H
Nº VAGAS: 05
LOCAL: LABORATÓRIO DO DEART/UFRN
ORIENTADOR: DESNES AUGUSTO NUNES DO ROSÁRIO, Web designer, granduando em Engenharia de Computação UFRN, graduando em Redes de Computadores IFRN, estagiário de gestão de Tecnologia de Informática no Deposito Naval de Natal da Marinha do Brasil (RN).
SOBRE A OFICINA: Fase 1 – Apresentação dos elementos técnicos usados no BIOFEEDART e explicações do funcionamento. Adaptação do sistema BIOFEEDART com os alunos e regulação das freqüências dos aparelhos. (1 hora).  Fase 2 – Aquisição e aplicação da ferramenta através de exercícios específicos. Explicação a cada aluno, no seu caminho criativo, das suas expectativas, e resultados esperados (2 horas). Os resultados, pesquisas, artigos tratando dos avanços dos alunos será disponível no site internet do Projeto e terá total liberdade de uso (CC Creative Comon).
OFICINA 2- PALESTRA: CRIAÇÃO E REFLEXÃO EM ARTE E TECNOLOGIA: CAPTAS
PERÍODO: 24 DE AGOSTO
HORÁRIO: 16H
LOCAL: PINACOTECA DO ESTADO
ORIENTADORES: PROF. DR. FÁBIO OLIVEIRA NUNES. Artista multimídia. Docente do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte –  DEART/UFRN, Coordenador do Projeto 10 Dimensões, e SORAYA BRAZ, artista multimídia, graduada em Artes Plásticas – Multimídia e Intermídia na ECA/USP.
SOBRE A OFICINA: A palestra abordará o universo de reflexão e criação em arte e tecnologia contextualizando o projeto Captas. Captas é uma intervenção urbana em que chamativas capas alaranjadas começam a tagarelar ruidosamente quando percebem o uso de telefones celulares, em trânsito pela cidade. Essa ação faz uso de performers e capas plásticas constituídas de um sistema capaz de disparar conversas pertubadoras de telefone celular pré-gravadas quando percebem o uso de algum telefone celular por perto, emitindo sons de conversas intrusivas de outros falantes em locais públicos. O objetivo do projeto é discutir, com certa ironia, implicações sociais da telefonia móvel no espaço urbano.
OFICINA 3: CONTROLE INTERATIVO DIGITAL
PERÍODO: 25, 26 e 27 DE AGOSTO
HORÁRIO: 19 ÀS 22H
Nº VAGAS: 15
LOCAL: LABORATÓRIO DO DEART/UFRN
ORIENTADOR: PROF. DR. MARCOS ANDRUCHAK. Artista Plástico, Professor do Departamento de Artes da UFRN, Doutor em Artes pela ECA-USP, mestre em Computação Gráfica pela Poli-USP. Lecionou arte e arte digital em diversas Universidades de São Paulo e atualmente coordena o Projeto Andruchak Arte Brasil além de integrar a Chefia do DEART-UFRN.
SOBRE A OFICINA: Pensando em arte tecnológica, decidimos estudar  propostas de interatividade. Desse modo, o “antigo” observador, torna-se um elemento ativo que experimenta interagindo com as obras. Utilizaremos programas de interatividade para controle de vídeo. O Eyesweb, permite implementação para captura de movimentos do observador acionando modos como “play” e “pause” em vídeos. Já o CamSpace cria um ambiente bastante interativo onde é possível “controlar” o mouse com a simples movimentação de objetos coloridos em frente à câmera. Este é o início para váriados horizontes artísticos baseados em novas tecnologias.
OFICINA 4: OBJETOS INTERATIVOS COM ARDUÍNO
PERÍODO: 30 e 31/08 e 01 e 02/09
HORÁRIO: 19 ÀS 22H
Nº VAGAS: 20
LOCAL: LABORATÓRIO DO DEART/UFRN
ORIENTADORES: PROF. ANTONIO PEREIRA. Graduado em Engenharia,  mestrado e doutorado em Neurociências, no Intituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado na Duke University e atulamente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). Possui experiência com oficinas de robótica educativa; PROF. JOSÉ HENRIQUE DE SOUZA. Graduado em Engenharia, fez mestrado na UFRN e atualmente é professor do Instituto Federal de Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Possui experiência com robótica educativa.
SOBRE A OFICINA: conceitos básicos de circuitos elétricos; apresentação do ARDUINO; conceitos básicos de programação do ARDUINO (linguagem PROCESSING); exemplos de projetos básicos com ARDUINO; discussão de projetos individuais; montagem dos projetos individuais. A finalidade da oficina é adicionar uma nova ferramenta ao repertório dos artistas potiguares. A oficina é eminentemente prática e se baseia na criação de idéias/projetos interativos, baseados em som e imagem, utilizando ferramentas de software e hardware livres. O foco é desmistificar a eletrônica e a computação como subsídios para criação artística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*

Pular para a barra de ferramentas