O que é um Cineclube?

por Cecisp

Um cineclube se organiza antes de tudo pela vontade do convívio comunitário, pelo desejo de reunir os amigos, de participar de alguma atividade diferente da existente, de exercer a cidadania. Cineclube é antes de tudo uma atitude cidadã! A organização burocrática vem depois.

Um cineclube é uma representação da sociedade civil organizada (estatuto, diretoria, CNPJ), que tanto pode ter uma sala própria com as características de sala de cinema que todos conhecem (ex: Cineclube Grajaú), ou um local adaptado(Cineclube Baixa Augusta), tipo sala de aula(Cineclube Consciência), sociedade amigos do bairro ou mesmo na rua ao ar livre (Cineclube Mascate).

No cineclube todos participam e decidem sobre suas atividades (democracia interna),onde o filme é visto e debatido com o público que o assistiu.

A programação deve ser planejada e montada por uma comissão de pessoas dessa mesma representação social, onde sejam exibidos filmes e vídeos produzidos por esta mesma comunidade, ou filmes que não foram exibidos nos cinemas comerciais ou mesmo nas locadoras.

No cinema o filme é uma mercadoria, é um objeto de troca, de consumo ligeiro, onde o mais importante é o dinheiro arrecadado na bilheteria.

O cineclube não tem fins lucrativos, e o mais importante nele não é a renda e sim o filme e sua relação com o espectador, ou vice e versa.

Essa prática contribui para reforçar os laços comunitários e a cidadania, o aprendizado e a convivência pacífica entre todos. O cineclube é também o lugar onde o ato coletivo de ver um filme pode ser experimentado: o namoro, a amizade, o companheirismo; onde o sujeito atuante reconquista o direito de participar e transformar seu cotidiano. Enfim, cineclube é também o lugar onde reúne pessoas para ver, ouvir e discutir os filmes e seus personagens. Pois eles vivem eternamente em sua memória.

CINECLUBE É CULTURA E CULTURA É O MELHOR PRESENTE!

  1. Nenhum comentário ainda.
(não será publicado)
*