revista cineclubebrasil

Revista Cineclube Brasil Númer (21 a 23 de novembro de 2003)

Os cineclubes que andaram sumidos, principalmente na década dos anos 90, em 2003 se rearticularam. E desta vez os cineclubistas voltaram com novas atitudes, inclusive a de pensar um cineclube não somente como espaço de exibição e debate, mas também de um local de produção em diversos suportes imagéticos, representando anseios das mais variadas organizações sociais.

Logo um veículo de comunicação que fizesse o elo entre o passado e o presente seria indispensável. Assim nasceu a CINECLUBEBRASIL em 2003. As três primeiras edições serviu para recuperar um pouco a memória cineclubista e abrir novs horizontes.

Em processo de reformulação e profissionalização, estamos preparando sua volta com uma perspectiva mais ampla, de não somente atender aos cineclubistas, mas também atender ao público de um modo geral, tanto aquele que já freqüenta o cinema e está sempre bem informado, como outros que poderão se formar nos cineclubes todos desse Brasil imenso.

Objetivo:
Retomar a publicação da revista denominada CINECLUBEBRASIL, com a perspectiva de torná-la de imediato um periódico bimestral, voltado para um público que freqüenta ou passe a freqüentar o cinema, levando-se em conta a democratização do acesso ao cinema por meio dos cineclubes e seus articuladores, os cineclubistas.

Fonte: http://www.centrocineclubista.org/revista-cineclubebrasil/

Lançamento da Revista CineclubeBrasil

debate / lançamento
02ago2011
19h às 22h

auditório MIS

ingresso: gratuito

O MIS recebe o lançamento da quarta edição da revista CineclubeBrasil. O evento contará com a exibição dos curtas Cor da luz, de Mário Kuperman; Na parede, na toalha, no lençol, de Lizandro Nunes, Luciana Gama, Úrsula Dart e Virgínia Jorge e Cineclubando, de Diogo Gomes dos Santos.

Após a sessão, os professores Máximo Barro, André Piero Gatti e Jeosafá Fernandez Gonçalves se reúnem em mesa redonda para debater sobre a contribuição dos cineclubes para a formação da crítica cinematográfica no Brasil.

Sobre os curtas:

A COR DA LUZ,  Ficção, 35mm, Cor, 11 min. 1987.
Direção: Mário Kuperman
Elenco: Ana Correa, Antonio Petrin, Eric Novinski, Gilson Pedro, João Acaiabe, Giulia Gam, Julio Calasso, Sérgio Mamberti, Tupã Correa e Vicente Toledo.
Sinopse: O curta relata um dia especial na vida do jovem Daniel, cineclubista em uma pequena cidade. Ele mandou adaptar uma lâmpada “halógena” ao projetor do cineclube, e as projeções ganharão melhor qualidade.
e noite, a estréia do projetor é feita no salão da Prefeitura. Para marcar a ocasião, o prefeito faz um discurso político. Na sala repleta, porém, todos sabem que é graças ao esforço de Daniel que poderão manter o hábito de ir ao cinema.

NA PAREDE, NA TOALHA, NO LENÇOL, Documentário, Betacam, cor e P&B, 13 min. 1999
Direção: Lizandro Nunes, Luciana Gama, Úrsula Dart e Virgínia Jorge.
Sinopse: O curta reconstrói através dos relatos de seus principais participantes no Espírito Santo, a atmosfera de um movimento que desejava transformar a vida das pessoas através do cinema.

CINECLUBANDO, Minidv, Documentário, 15 min. Cor, São Paulo, 2004.
Direção: Diogo Gomes dos Santos
Sinopse: Relato emotivo sobre a Rearticulação do Movimento Cineclubista Brasileiro.

Fonte: http://www.mis-sp.org.br/icox/icox.php?mdl=mis&op=programacao_interna&id_event=757

Outros links:

Blog Oficial: http://revistacineclubebrasil.blogspot.com/

Ficha técnica: http://revistacineclubebrasil.blogspot.com/p/ficha-tecnica.html

Projeto Gráfico: http://revistacineclubebrasil.blogspot.com/p/sobre-revista-cineclubebrasil.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Pular para a barra de ferramentas