I teia cineclubista

CNC organizará espaço cineclubista na TEIA

João Baptista Pimentel Neto
Sáb 11 de Mar, 2006 10:04

List all articles of this same topic

A exibição de curtas, médias e longas metragens nacionais seguidas por debates e a realização de oficinas de iniciação cineclubista deverão ser as principais atividades que acontecerão no espaço do Ponto de Encontro Cineclubista que o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes organizará no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera em São Paulo, entre os dias 5 e 9 de abril, dentro da programação da TEIA de Cultura, Educação, Cidadania e Economia Solidária.
Segundo o Presidente do CNC, Antonio Claudino de Jesus “o espaço servirá ainda como ponto de encontro, convivência e de articulação dos cineclubistas de todo o país que deverão participar do I Encontro nacional dos Pontos de Cultura e também como um centro difusão de informações sobre o cineclubismo junto a rede de pontos de cultura.

Coordenada pelo Ponto de Cultura Rio Claro, através do CREC – Centro Rio-Clarense de Estudos Cinematográficos a organização e a programação do espaço está sendo elaborada em colaboração com diversos outros cineclubes do país e recebendo apoio de outras entidades do audiovisual, bem como de diretores e produtores através da disponibilização gratuita de seus filmes.

Segundo o Presidente do CREC e coordenador do Ponto de Cultura Rio Claro, João Baptista Pimentel Neto a idéia de propor à coordenação do evento à disponibilização de um espaço para a realização de atividades cineclubistas nasceu da constatação de que além de existirem cerca de duas dezenas de cineclubes atuando dentro do Programa Cultura Viva, um significativo número de outros Pontos de Cultura tem demonstrado grande interesse em realizar atividades relacionadas a difusão audiovisual.

“Talvez, até pelo fato de a produção e difusão de produtos audiovisuais, serem atividades de grande relevância dentro das propostas apresentadas pelo Programa Cultura Viva, constatamos que o cineclubismo tem sido um tema bastante debatido pelos Pontos de Cultura nos vários Encontros Regionais e listas de discussão relacionadas ao programa. Diante disso, resolvemos propor a coordenação do evento e ao Conselho Nacional de Cineclubes o estabelecimento de uma parceria que garantisse à existência dentro da TEIA de um espaço com programação exclusivamente focada em atividades cineclubistas. A idéia recebeu apoio imediato de ambas as partes e neste momento estamos finalizando a estruturação da programação buscando ampliar ao máximo as parcerias com cineclubes e pontos de cultura de todo o país”.

A TEIA é uma iniciativa da Rede Brasil de Produtores Culturais com o apoio do Ministério da Cultura, SESC, PNUD e diversos outros parceiros, com patrocínio da PETROBRAS.

CREC lança Pequeno Manual do Cineclube na TEIA

João Baptista Pimentel Neto
Dom 02 de Apr, 2006 10:01

List all articles of this same topic

Dando início a uma série de programações e eventos especiais que marcarão o 20º aniversário de sua fundação, que acontecerá em agosto deste ano, o CREC – Centro Rio-Clarense de Estudos Cinematográficos lançará na próxima semana, a publicação “Pequeno Manual do Cineclube”.
O lançamento ocorrerá no Espaço TEIA Cineclubista que será organizado pelo CNC – Conselho Nacional de Cineclubes na Fundação Bienal de São Paulo, durante a realização da TEIA Mostra de Cultura do Brasil e Economia Solidária.

O manual foi redigido e organizado por Felipe Macedo, Diretor do Memorial da América Latina e Presidente do Conselho de Administração do CPCine e de maneira sucinta apresenta todas as informações necessárias à criação e funcionamento de um Cineclube.

Segundo o Presidente do CREC, João Baptista Pimentel Neto a edição do manual pretende ser uma pequena contribuição do cineclube rio-clarense à ampliação da prática do cineclubismo no país e atende a uma crescente demanda por informações registrada a partir da reorganização do Conselho nacional de Cineclubes, ocorrida em 2005.

O Espaço Teia Cineclubista conta ainda com o apoio do PCRC – Ponto de Cultura Rio Claro, do FIC – Fórum Intermunicipal de Cultura e do Cineclube Pólis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Pular para a barra de ferramentas