II eiac / carta de santa maria

FICC e CNC divulgam convocatória e programação

Por: João Baptista Pimentel Neto em: Dom 25 de Jun, 2006 19:55 UTC (659 Leituras)

A Federação Internacional de Cineclubes (FICC) e o Conselho Nacional de Cineclubes divulgaram na tarde desta última sexta-feira (23), a convocatória e a pré-programação do II Encontro Iberoamericano de Cineclubes. Evento acontecerá entre 13 e 16 de julho em Santa Maria, RS.
(1639 bytes) Imprimir

Segundo o Presidente do CNC, Antonio Claudino de Jesus o evento tem por principal finalidade o fortalecimento da articulação e do intercâmbio entre os cineclubes ibero americanos.

Recém eleito vice-presidente da FICC – Federação Internacional de Cineclubes?, Claudino observa ainda que a realização do encontro marcará a definitiva reinserção do Conselho nacional de Cineclubes no movimento cineclubista internacional. “Nossa eleição para a vice presidência da FICC, além de ser um marco histórico, já que tal cargo nunca foi ocupado por representantes do cineclubismo latinoamericano, demonstra o vigor do cineclubismo brasileiro, cuja retomada vêm sendo acompanhada com grande interesse pelos cineclubes do mundo inteiro”.

Ainda segundo Claudino, o evento já tem a presença garantida do Presidente da FICC, o italiano Paolo Minuto e de delegações do México, Argentina, Uruguay, Venezuela, Catalunha, Espanha, Portugal e Equador. Sendo ainda esperadas as confirmações de representações da Colôbia, Peru e República Dominicana.

Dentro da programação do encontro, além das mesas e painéis, será realizada a II Mostra Iberoamericana de Cineclubes.

O evento será organizado pelos Cineclube Lanterninha Aurélio?Cineclube UNIFRA e conta com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, da CESMA, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e de inúmeras entidades do setor audiovisual.

Maiores informações:
II Encontro Iberoamericano de Cineclubes (external link)

JBPN/2006

Cineclubes Ibero-americanos divulgam Carta de Santa Maria

Por: Beto Leão (Diretor de Comunicações do CNC) em: Sáb 29 de Jul, 2006 12:24 PDT (1263 Leituras)

Editar Imprimir Remover
List all articles of this same topic

Reunidos em Santa Maria, os representantes de cineclubes de oito países ibero americanos, ao final do II Encontro Ibero-americano de Cineclubes divulgaram carta aberta em que reafirmam seu compromisso com a diversidade e a livre circulação de bens culturais.
Promovido pela FICC – Federação Internacional de Cineclubes e pelo CNC – Conselho nacional de Cineclubes Brasileiros dentro da programação da 26ª Jornada Nacional de Cineclubes, o encontro foi prestigiado pelo presidente da FICC, Paolo Minuto e foi organizado localmente pela CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, através do Cineclube Lanterninha Aurélio, com apoio do Cineclube da UNIFRA.

O evento teve ainda o apoio do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual e recursos do FNC – Fundo Nacional de Cultura.

Veja abaixo na íntegra as versões em português e espanhol da Carta de Santa Maria dos Cineclubes Ibero-americanos.

Santa Maria, Rio Grande do Sul, 15 de julho de 2006

Carta de Santa Maria dos Cineclubes Ibero-americanos

Reunidos em Santa Maria, Rio Grande do Sul, durante a realização da 26ª Jornada Nacional de Cineclubes e o 2˚ Encuentro Ibero-americano de Cineclubes, representantes de cineclubes, festivais de cinema, conselhos, asociaciações e federerações nacionais de cineclubes, cinematecas e realizadores, reconhecemos o papel exemplar do movimento brasileiro, aportando experiências, identidades, projetos e resultados que contribuem para os movimentos do cineclubismo mundial. Com a intenção de explicitar nossos pontos de vista, assim como nosos objetivos, redigimos esta carta. 1. Entendemos os cineclubes como organizações culturais sem fins lucrativos, fundamentais para a difusão, análise e compreensão da linguagem audiovisual, participando da sociedade como elemento de coesão, organização, envolvimento e retro-alimentação das lutas pelas libertades democráticas. 2. Reivindicamos o direito à propriedade pública, esencial para o acesso a cultura de todos dos povos do mundo, em especial para aqueles onde não existem libertades para o desenvolvimento da cultura. 3. Continuaremos desenvolvendo o sitio Mundokino.net, através da articulação dos cansis de comunicação para o progresso comunitário como portal difusor de noticias, documentos, atividades e programação dos cineclubes associados. 4. Apoiamos a unidade ibero-americana através de um catálogo aberto e cooperativo, marcando o fortalecimento da comunidade cineclubista, cujo objetivo é a promoção de obras audiovisuais em todas suas formas com a finalidade de exibí-las libremente, sem fins luctrativos, nos cineclubes e outras salas alternativas. 5. Celebraremos o 60º Aniversário da Federação Internacional de Cineclubes (FICC) através da realização da Primeira Mostra Ibero-americana de Cineclubes, que começará em Janeiro de 2007 de maneira simultânea na comunidade ibero-americana da FICC. Promoveremos a realização de mostras locais, que estarão à disposição dos cineclubes agiliados à FICC, divulgando a riqueza da linguagem cinematográfica, a cultura e identidades de cada um de nossos países.


”Santa María, Rio Grande do Sul, 15 de julio de 2006

Carta de Santa María, RS

Reunidos en Santa Maria, Rio Grande do Sul, en el marco de la 26 Jornada Nacional de Cine Clubes y el 2˚ Encuentro Iberoamericano de Cine Clubes, representantes de cine clubes, festivales de cine, consejos, asociaciones y federaciones nacionales de cine clubes, cinematecas y realizadores, reconocemos el papel ejemplar del movimiento brasileño, aportando experiencias, identidades, proyectos y resultados que contribuyen a los movimientos del cineclubismo global. Con el fin de dar a conocer nuestros puntos de vista así como nuestros objetivos, emitimos la presente carta. 1. Entendemos a los cine clubes como organizaciones culturales sin fines de lucro fundamentales para la difusión, análisis y comprensión del lenguaje audiovisual, participando en la sociedad como elemento de cohesión, organización, enlace y retroalimentación de las luchas por las libertades democráticas. 2. Reivindicamos el derecho a la propiedad pública, esencial para el acceso de la cultura de todos los pueblos del mundo, en especial en aquellos donde no existen libertades para el desarrollo de la cultura. 3. Continuaremos con el desarrollo del sitio Mundokino.net, a través de la articulación de canales de comunicación para el progreso comunitario como portal difusor de noticias, documentos, actividades y agendas de los cine clubes asociados. 4. Apoyamos la unidad iberoamericana a través de un catálogo abierto y cooperativo, enmarcado en el fortalecimiento de la comunidad cineclubista, cuyo objetivo es la promoción de obras audiovisuales en todas sus formas con la finalidad de exhibirlas libremente y sin fines luctrativos, en cine clubes y otras salas alternas. 5. Celebraremos el 60 Aniversario de la Federación Internacional de Cine Clubes (FICC) a través de la realización de la Primera Muestra Iberoamericana de Cine Clubes, que comenzará en enero de 2007 de manera simultánea en la comunidad iberoamericana de la FICC. Promoveremos la realización de muestras locales, que estarán a disposición de los cine clubes afiliados de la FICC, divulgando la riqueza del lenguaje fílmico, la cultura e identidades de cada uno de nuestros países.

Maiores informações no site do Conselho Nacional de Cineclubes (external link) e em Mundokino (external link)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Pular para a barra de ferramentas