Nova vida para o audiovisual
Por: João Baptista Pimentel Neto em: Qui 15 de Jun, 2006 20:08 PDT (1013 Leituras)
A formação definitiva da Rede Audiovisual do Nordeste dos Pontos de Cultura (RANPC) está prestes a ser concretizada. Durante a realização da 29ª edição do Guarnicê – Festival de Cinema do Maranhão, os representantes dos Pontos de Cultura, de Associações Brasileiras de Documentaristas (ABDs), Cineclubes, Associação Nordestina de Cineastas e Núcleos Digitais do Programa Olhar Brasil, do Ministério da Cultura, se reúnem para fechar uma rodada de discussões que vão sustentar as propostas de ação do grupo.
|
Essa articulação da sociedade civil – que tem a Regional Nordeste do MinC como parte integrante do processo de formação – visa criar o primeiro acervo audiovisual fora do eixo Rio – São Paulo para atender às demandas regionais, estimular a circulação e exibição das realizações audiovisuais dos Pontos de Cultura em encontros estaduais e regionais, articular projetos de exibição itinerantes e buscar a manutenção do Programa Cultura Viva, de forma que este seja considerado uma ação permanentemente incluída no Orçamento da União.
A idéia da criação de uma rede audiovisual para a região surgiu ainda em 2005 e tomou forma durante a TEIA – Mostra de Cultura e Economia Solidária, realizada em abril, em São Paulo. Vários Pontos de Cultura do seguimento audiovisual e cultural se uniram, cada um com seu projeto de intervenções audiovisuais urbanas e rurais, no intuito de desenvolver um projeto em rede voltado para integração do Nordeste.
Fonte: Maíra Brandão/Marta Kümmer
Representação Regional NE do MinC
Assessoria de Comunicação: (81) 3424-7611 ou 5991