1º CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica

Encontro em São Carlos, no interior de São Paulo, buscará estabelecer circuito não comercial de exibição cinematográfica nas universidades federais

Reunião é parte do 1º CONTATO, festival multimídia promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Debate reunirá Ministério da Cultura, Agência Nacional de Cinema, Conselho Nacional de Cineclubes, Federação Paulista de Cineclubes, universidades e exibidores independentes

No dia 24 de novembro, às 16h, acontecerá na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior do Estado de São Paulo, encontro entre representantes das instituições federais de Ensino Superior (IFES), a Programadora Brasil (ligada ao Ministério da Cultura) e exibidores independentes de cinema. O objetivo principal é estabelecer um circuito não comercial exibidor de cinema nos campi das IFES. A reunião é parte da programação do 1º CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica, que acontece na UFSCar de 22 a 25 de novembro.

A Programadora Brasil (www.programadorabrasil.org.br) é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em parceria com Centro Técnico Audiovisual (CTAv) do Rio de Janeiro e a Cinemateca Brasileira, de São Paulo. Ela se configura como uma disponibilizadora de conteúdo audiovisual brasileiro e, atualmente, dispõe de 38 DVDs com 126 obras (entre curtas, médias e longas metragens), com material produzido desde a década de 1920 até filmes contemporâneos. Até abril de 2008, a previsão é que sejam lançados mais 80 DVDs, com 250 títulos.

Além dos DVDs, a Programadora Brasil conta com aproximadamente 400 pontos de exibição não comerciais cadastrados, localizados em cineclubes, escolas, pontos de cultura, pontos de difusão digital, salas ligadas a prefeituras e governos estaduais, entre outros. Assim, com o encontro em São Carlos, deve ser aberta uma promissora frente de diálogo com as universidades federais, visando com isso que a Programadora possa colaborar para a constituição de um circuito exibidor não comercial nos campi por todo o País. Assim, os interessados de todas as IFES estão convidados a participar do evento.

CONTATO

A reunião da área de Cinema é um dos encontros setoriais do Festival CONTATO, que articulará também as áreas de Música, TV e Arte Eletrônica. Isto porque o Festival nasceu justamente do trabalho conjunto entre a Rádio UFSCar (www.radio.ufscar.br), o grupo de trabalho para implantação da TV UFSCar, o CineUFSCar (www.cinema.ufscar.br) e o Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade (www.labi.ufscar.br).

A proposta é realizar um evento anual que integre todas essas mídias e, ao mesmo tempo, discuta as características específicas de cada uma. As atividades são estendidas à cidade de São Carlos, em harmonia com as comemorações dos 150 anos do Município, e também aos outros campi da UFSCar (em Araras e Sorocaba). São esperados participantes de todo o Brasil. Mais informações e a programação completa em www.contato.ufscar.br.

João Baptista Pimentel Neto, secretário geral do CNC participou do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Pular para a barra de ferramentas