3º eiac / encontro iberoamericano de cineclubes

CREC / Centro Rio Clarense de Estudos Cinematográficos
Nós Somos o Público!

Após a participação no 9º International Festival of Film Society, na cidade de Matera – Itália, o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros-CNC, representado por seus Presidente e Vice Presidente, organizam de 11 a 14 de julho o 3º ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE CINECLUBES, na cidade de Santa Maria – RS, com apoio do Santa Maria Cinema e Vídeo, da CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, dos cinelcubes Lanterninha Aurélio e UNIFRA, do Secretariado Latino-mamricano de Cinelcubes-FICC e patrocínio do Fundo Nacional de Cultura – MINC, dentre outras instituições.

CNC comemora 60 anos da Fedração Internacional de Cineclubes

João Baptista Pimentel Neto
Qua 04 de Jul, 2007 06:17

O Encontro será realizado entre os dias 11 e 14 de julho em Santa Maria, RS e reunirá representantes de mais de 10 países.

Este encontro abordará, dentre outras questões, os aspectos legais da atividade nos diferentes países, o Censo Básico sôbre Cineclubismo e Leis de Cinema, a organziaçõa do movimento na América Latina, o desenvolvimento do catálogo CineSud, e terá como ponto culminante a celebração dos 60 anos de criação da Federação Internacional de Cineclubes.

O evento contará com as presenças do Presidente e do Vice Presidente da FICC, Paolo Minuto e Claudino de Jesus respectivamente, da Secretária Latino-americana de Cineclubes, Cristina Marchese, que também é Presidente da Federação Argentina de Cineclubes,e de representantes confirmados de vários outros países (Uruguai, México, República Dominicana, Equador, Bolívia).

Outro evento importante que ocorrerá será a outorga do Troféu “Cineclube”, do CNC, e do Prêmio Especial “Don Quixote”, da FICC, que será entregue pela segunda vez em festival na América do Sul ( a primeira foi no 2º Festival Internacional de Atibaia-SP, janeiro passado).

Esta srá mais uma oportunidade de intercâmbio entre os países ibero-americanos, especialmente os latino-americanos, e um momento de reflexão e aprofundamento de questões relevantes para o cinelcubismo em nosa região.

3 resoluções da Ibero-American Cinema Club, Santa Maria RS 2007

Tue, 2007/09/04 01:01

Clubes da América Latina 2007-2008 Film Agenda

Julho 2007
julho 11-14, Santa Maria RS
3 Ibero-American Cinema Clubes

Presente: Argentina, Brasil, Itália, México e Uruguai

Já abriu a comunicação com entidades na Guatemala, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru.

Falta Canadá, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá e Venezuela.

Argentina representação consistiu no Clube de Cinema de Scaglia Alfredo Rosario, Cristina Marchese Santa Fe Film Club e Clube de Cinema de Alejandro Sammaritano Core, Buenos Aires, que em Abril de 2007 realizou uma importante reunião com outros grupos em Buenos Aires que revitalizou movimento argentino.

Estudamos como trazer Don Quixote Award no festival de Mar de Plata.

Começamos na documentação para o documentário sobre os clubes de cinema argentino e Juan Carlos Arch

O Brasil participou Felipe Macedo, Antonio Claudino de Jesus, Luiz Alberto Cassol e Adriano De Angelis.

Apresentou os resultados do projeto “Clube Film School”, em Vitória Espírito Santo, com a produção de um DVD com o trabalho realizado na oficina.

O Conselho Nacional do Cineclube Brasileiros explorar maneiras de trazer Don Quixote Prêmio nos festivais de Pernambuco, Brasília e Festival de Cinema Latino-Americana de São Paulo, bem como instituições de Atibaia Internacional do Audiovisual e Santa Maria Vídeo e Cinema.

Além disso, o Santa Maria CESMA descreveu suas atividades no campo da promoção da leitura e da educação das audiências.

Caracterização Popcine foi baseado no argumento para a criação de populares cinema circuito em São Paulo, destacando os benefícios de projeção digital.

Com sede em Brasília, Brasil Tele conheceu o projeto e sua linha de difusão interessados ​​em documentar as atividades e perfis dos cineclubes. A idéia de compartilhar com CineSud vai para a disseminação de materiais que tem o catálogo de cineclubes.

Paolo Minuto deu panoramas sobre a situação na Ásia, com relação a celebrar 60 anos da FICC e eu dei o livro Circoli del Cinema, a rete por cultura de 2007, AICA, Itália, 2007.

México apresentados por Gabriel Rodriguez projeto Clube de Cinema implementadas por associações civis que trabalham em coordenação com o Ministério da Educação nas escolas secundárias em 4 estados. Ele também se aprofundou no projeto que levou CineSud cópias do DVD comemorativo foi lançado em Junho passado em Matera e em Mundokino, o global filme observatório clubes.

Desta vez, o FICCU do Uruguai juntou as entidades do Cone Sul que os clubes de cinema um novo impulso à região, pois entre outras propostas, Matera sugeriu uma linha de trabalho com o Uruguai para ajudar a distribuição Cinematheque alguns títulos clássicos.

Na oficina de capacitação contas Mundokino novos foram criados para trabalhar juntos: Christina, Alexander, Alfred, Marcelo Pimentel.

O júri concedeu o prêmio de Comprometendo a Atuação FICC e santo O burro que Acabou Cidade eA antes de Começar

Fotografia: http://mundokino.net/flickr/setimages/72157600780779048

Resolute:

Criação de uma Comissão para a Federação Latino-Americana de Clubes de Cinema

Coordenador Geral: Cristina Marchese, um Comitê de Relações Institucionais coordenado por Fernando Henriquez and Exchange Commission coordenado por Gabriel Rodriguez.

Tópicos para a fundação da Confederação: critérios de representatividade, os oficiais, Identidade e Diversidade

Estatutos propostos Local e Inscrição

O intercâmbio entre os projetos previstos para estudar o quadro de apoio Ibermedia.

Entre os materiais de comunicação aprovado Flyer editar uma proposta para a resposta FICC as perguntas:

1. Quem Somos

2. O que fazemos

3. Onde está esta federação

4. Por que ser um membro

5. Como aderir

6. Para onde vamos

Carta do Rio Grande do Sul

Reconhecendo a evolução, relevância e significado de nossos projetos, os membros da comunidade latino-americana de emissão filme clubes esta carta, a fim de divulgar os resultados dos nossos três clubes de cinema ibero-americano, através do qual resumir as discussões em em 6 Santa Maria Vídeo e Cinema de 12 a 14 julho de 2007, onde iremos:

1. A criação de uma Comissão para a Federação Latino-Americana de Clubes de Cinema para dirigir a organização de uma nova entidade para coordenar e enriquecer nossas atividades regionais.
2. A formação de uma coordenação de intercâmbio e um suporte para o gerenciamento de relações institucionais, acordos e intercâmbios com instituições, organismos e entidades em nossos países.
3. Apoiar as iniciativas Popcine (Cinema Popular Circuit) para a criação de uma rede de cinema popular no Brasil, com a possibilidade de estender na América Latina.
4. A institucionalização da CineSud, Cines del Sur como um projeto de distribuição de filmes sem fins lucrativos clubes e cinemas.
5. A organização de um Cineclube Conferência Mundial para divulgar e popularizar os perfis e horizontes de cineclubes em várias partes do mundo.

Nós também chamada para a realização de nossa próxima reunião em agosto de 2008 na América Latina no Rio de Janeiro, RJ, Brasil, no âmbito do Dia Nacional de clubes de 27 o cinema brasileiro.

Santa Maria, 14 de julho de 2007.

Agosto 2007

Catalogação Início CineSud 2007
Agenda de Consultas para Conferência Mundial:

Pirataria e Direitos Autorais
– Novas tecnologias (de produção e exibição) e alguns direitos reservados
– projetos institucionais de difusão audiovisuais

Setembro 2007
Divulgação de Resultados
Teleconferência Cineclube Mundial
Constituição Redação CineSud
relação às pessoas colectivas e pessoas singulares que compõem
plano de trabalho 2007-2008, considerando:

Objectivos / Organizacional
Estatutos / Regulamento
Orçamento
Sustentabilidade / Investimento / auto-sustentabilidade

Outubro 2007
Conteúdo e Elaboração de agenda para a Conferência Mundial de
definições finais CineSud estatutos e organizacionais

Novembro 2007
Mundial de entrega do Censo resultados parciais / América Latina
registo oficial CineSud
2 pessoas com residência italiana, sede e / ou na Europa, com sede operacional em Barcelona e Cidade do México. Presente Constituição e Organização
FICC Reunião do Comitê Executivo
Avanços na agenda para a fundação da América Latina

Janeiro 2008
Conferência Mundial da Organização Cineclube
Confirmações

Fevereiro 2008
Conferência Global Cineclube
Cidade do México, México
Chame o Club Meeting latino-americano de Cinema de 2008

Junho 2008

10-14 junho
10 Clubs International Film Festival
4 º Encontro Iberoamericano de
Feira de distribuição Catálogos de
Matera, Itália

Agosto 2008
03-06 agosto 2008
na América Latina
Rio de Janeiro, Brasil

Elaborado por: Gabriel Rodriguez, 3 de setembro de 2007

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Pular para a barra de ferramentas