ascine / visões periféricas

Visões Periféricas faz parceria com a ASCINE /RJ

O Festival acontecerá de 6 a 17 de junho, no Rio de Janeiro

Por: Observatório das Favelas em: Qua 04 de Jul, 2007 05:31 PDT (1135 Leituras)

Editar Imprimir Remover
Pela primeira vez no Rio um festival de cinema é concebido especialmente para reunir o melhor da produção artística da periferia de todo o Brasil, exibindo criações de cineastas oriundos de escolas e oficinas populares de comunicação e cinema de todo o país. O Festival, promovido pelo Observatório de Favelas, tem patrocínio da Petrobras e apoio das Prefeituras do Rio e de Nova Iguaçu, Sesc, Caixa Cultural e Projeto Reperiferia. A ASCINE /RJ participa intensamente de toda a programação.
O Festival Audiovisual Visões Periféricas, que acontece de 6 a 17 de junho, ocupará a sala de exibição da Caixa Cultural, lonas culturais e pontos emblemáticos da região metropolitana – Central do Brasil, Estação de Barcas de Niterói, Complexos do Alemão e da Maré, Avenida Brasil, Perimetral, Linha Vermelha, escolas públicas e cineclubes.

O olhar da periferia
Fazem parte da programação do festival uma mostra competitiva principal, variadas mostras paralelas, mesas redondas e intervenções urbanas (projeções) em horários de fluxo intenso, que buscarão fazer do espaço público, hoje reconhecido como espaço de medo, um espaço de contemplação e difusão artística.

O objetivo do evento é abrir espaço para que estes artistas, muitos ainda desconhecidos pelo grande público, apresentem seu próprio olhar sobre o cotidiano da periferia e sua poesia, beleza e subjetividade.

Apesar de ser a maioria da população, os habitantes das periferias ainda estão à margem de sua própria representação audiovisual, ou seja, são representadas por um olhar alheio a elas, que, na maioria das vezes, reproduz estereótipos onde a carência, a violência ou a falta de perspectiva são os únicos focos.

Dos quilombos às metrópoles
Com a exibição destes trabalhos, o público da periferia terá a oportunidade de se ver representado, e o público dos grandes centros, por sua vez, poderá rever seu olhar sobre a periferia, muitas vezes marcado pelos estereótipos.

As mostras paralelas contemplarão variados segmentos – filmes que focam o território como tema, filmes feitos por realizadores de fora da periferia, a infância na periferia, a terceira idade na periferia, filmes produzidos em oficinas e cursos do Rio de Janeiro.

A pluralidade é palavra de ordem – serão exibidos filmes que vão desde trabalhos com índios e quilombolas (projeto Vídeo nas Aldeias-PE) aos mais variados projetos urbanos, como os conhecidos Nós do Morro, Nós do Cinema, Escola Popular de Comunicação Crítica, do Rio de Janeiro, Oficinas Kinoforum, de São Paulo, Associação Imagem Comunitária, de Belo Horizonte, entre muitos outros.

Confira a programação nos comentários desta matéria.

SERVIÇO

FESTIVAL AUDIOVISUAL VISÕES PERIFÉRICAS

6 a 17 de junho de 2007
SESSÃO DE ABERTURA: dia 06 de junho (4ª f), às 20h
LOCAL: CAIXA Cultural
ENTRADA FRANCA E ABERTA AO PÚBLICO PARA TODO O EVENTO

CAIXA Cultural: Av. Almirante Barroso, 25
Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu: Rua Santos Filho, 87 – Miguel Couto
Sesc São Gonçalo: Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte
Nós do Morro Casarão: Rua Dr. Olinto Magalhães, 54 – Vidgal
Lona de Santa Cruz: Rua 12 – Praça do Lote, 219 – Guandu
Raízes em movimento: Av. Central, 46 – Morro do Alemão
SESC Madureira: Rua Ewbanck da Câmara, 90

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Pular para a barra de ferramentas