convênio cnc / tv brasil canal integración

CREC / Centro Rio Clarense de Estudos Cinematográficos
Nós Somos o Público!

Dentro da programação do 3º Encontro Iberoamericano de Cineclubes, o CNC deverá assinar um termo de cooperação com a TV Brasil Canal Internacional, que entre outras coisas, permitirá uma significativa ampliação do acervo da Filmoteca Carlos Vieira. A parceria prevê ainda a possibilidade do Conselho vir a exibir programas produzidos pela própria entidade ou pelos cineclubes filiados.

CNC e TV Brasil Canal Integración firmam parceria

Convênio de cooperação permitirá ampliação do acervo da Filmoteca Carlos Vieira

João Baptista Pimentel Neto
Dom 08 de Jul, 2007 13:43

Segundo o presidente do CNC, Antonio Claudino de Jesus “A iniciativa atende aos objetivos de ampliação e qualificação do acervo da Filmoteca, abrindo a possibilidade de uma maior aproximação e intercâmbio com realizadores sul-amenricanos, já que a grade de programação da TV Brasil Canal Integración e portanto o acervo que nos será disponibilizado pela emissora, é resultante de uma parceria firmada por dezenas de Tv Públicas e Educativas da América do Sul e Caribe”.

Ainda segundo Claudino, não deixa de ser significativo o fato de o termo de cooperação com a Tv Brasil estar sendo firmado durante o 3º Encontro IberoAmericano de Cineclubes. “O fato apenas reforça a tendência de aproximação do movimento cineclubista com as Tvs e Cinematecas Públicas Iberoamericanas numa articulação que visa ampliar as possibilidades de distribuição e exibição das produções nacionais, que estão via de regra sufocadas pela falta de espaços de exibição em seus própios países. Assim a assinatura deste termo é motivo para comemoração para nós” – finalizou.

Já o secretário do CNC, João Baptista Pimentel Neto chama a atenção para as outras possibilidades de cooperação previstas no convênio. “A parceria abre por exemplo a possibilidade do Conselho roduzir e veicular programas dentro da grade da emissora. Estes programas poderiam ser produzidos pela própria entidade ou simplesmente viabilizar programas produzidos pelos cineclubes filiados”.

“Por outro lado, existe hoje uma vasta, crescente e diversa produção audiovisual brasileira e nós sabemos também, que atualmente, muitos cineclubes, além de se dedicarem a exibição, são coordenados por curta-metragistas, cujas produções acabam sendo apenas exibidas dentro do circuito cineclubista, em mostras e festivais. Assim, talvez o papel do Conselho seja o de apenas articular e viabilizar programas produzidos pelos cineclubes filiados, fato que garantiria a veiculação de olhares e produções mais diversas”.

Falando pela TV Brasil Canal Integración, seu coordenador Adriano de Angelis afirmou ver na assinatura deste termo de cooperação a possibilidade de fortalecer o processo de integração cultural latinoamericana através do audiovisual objetivado pela emissora ao ampliar as possibilidades de exibição do acervo da TV. “Os cineclubes e o movimento cineclubista sempre estiveram presentes nas lutas pela democratização do acesso à informação e a cultura e por isso acho que são aliados importantes na consolidação do processo de integração cultural latinoamericana” – justificou.

A assinatura do termo de cooperação será realizada na abertura do 3º Encontro Iberoamericano de Cineclubes, que acontecerá às 20h30, no Teatro Treze de Maio, em Santa Maria, RS e faz parte das comemorações dos 60 anos da FICC – Federação Internacional de Cineclubes.

O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura através da SAV – Secretaria do Audiovisual, do Santa Maria Cinema e Vídeo, da CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, dos cinelcubes Lanterninha Aurélio e UNIFRA, do Secretariado Latino-Americano de Cinelcubes-FICC e da FICC – Federação Internacional de Cineclubes. Patrocínio do Fundo Nacional de Cultura – MINC.

Saiba mais sobre a

TV Brasil Canal Internacional

A Tv Brasil é resultado de uma iniciativa inédita dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário brasileiros e se propõem a estimular e desenvolver o intercâmbio informativo e cultural entre os países da América do Sul, de forma a atender à cidadania sul-americana seu direito à informação.

Dirigido por um Comitê Gestor com representantes dos poderes referidos, a TV Brasil é operacionalizada através da Radiobrás.

Primeiro canal público internacional do Brasil, a TV pretende ser uma janela aberta a pluralidade dos olhares e da diversidade brasileira e latino americana.

Para maiores informações sobre a TV Brasil acesse
http://www.brasiltv.tv.br (external link)

Visite também o ambiente do Ponto de Cultura Rio Claro
http://www.cineclubes.org.br (external link)

JBPN_2007

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Pular para a barra de ferramentas