1ª conferência mundial de cineclubismo

CREC / Centro Rio Clarense de Estudos Cinematográficos
Nós Somos o Público!

CNC participa da I Conferência Mundial de Cineclubismo

Evento acontece nos dias 28 e 29 de fevereiro no México

João Baptista Pimentel Neto
Seg 25 de Feb, 2008 06:31

A partir desta segunda-feira (19), o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros participa do 5° Festival Internacional de Cine Contemporáneo de la Ciudad de México (FICCO), que celebrará sua quinta edição com diversas novas atividades direcionadas a reunir e proporcionar o diálogo com todos os interessados no trabalho de difusão cinematográfica.

Dentre estas atividades merece especial destaque a realização da Primeira Conferência Mundial de Cineclubismo, que já tem confirmadas participações de oito países, que através de mesas redondas, conferências de imprensa e interações com o público, farão uma reflexão e o debate sobre a história, a atual situação, os rumos e perpectivas do movimento cineclubista a nível mundial.

A Conferência será realizada nos dias 28 e 29 de fevereiro, no Museo de Arte Carrillo Gil e o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros será representado em ambos os eventos por seu Presidente, Antonio Claudino de Jesus e pelo Assessor de Relações Internacionais da atual diretoria, Felipe Macedo.

Segundo Claudino, que também é vice-presidente da FICC – Federação Internacional de Cineclubes “a realização da Conferência, além de demonstrar a pujança do cineclubismo em escala planetária, será mais uma oportunidade para apresentar aos cineclubistas do mundo inteiro toda a diversidade presente no movimento cineclubista brasileiro, cujo acelerado processo de rearticulação, crescimento e fortalecimento, já vêm sendo acompanhado há alguns anos, com grande interesse pelos cineclubistas dos mais diversos países”.

A programação completa do evento pode ser acessada no seguinte endereço:

http://mundokino.net/cmc/ (external link)

E está também disponível no You Tube, através do link:
http://es.youtube.com/watch?v=hJHTfYcWHOE (external link)

Já a programação completa do 5° Festival Internacional de Cine Contemporáneo de la Ciudad de México pode ser acessada através do seu sítio oficial:
http://www.ficco.com.mx/myindex.html (external link)


CNC é destaque na Conferência do México

Representantes do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros foram conferencistas em várias mesas.

João Baptista Pimentel Neto
Seg 03 de Mar, 2008 16:41

Terminou nesta sexta-feira, 29 de fevereiro, a 1ª. Conferência Mundial de Cineclubismo, promovida pela Federação Internacional de Cineclubes na Cidade do México. Reuniram-se no Museu Carrijo Gil, representantes da Itália, Espanha, Cuba, Brasil, Argentina, com contribuições virtuais da Colômbia e de Burkina Fasso. Participaram, igualmente, representantes dos poderes executivo e legislativo do país e do Distrito Federal, além de grandes nomes da cultura e do cinema mexicanos. Distribuídos em 7 mesas de debate, examinaram assuntos de interesse para o cineclubismo que experimenta uma fase de grande expansão e organização marcada pela aproximação e colaboração dos cineclubes em seus países, continentes e em escala global. A Conferência ocorreu dentro das inúmeras atividades do 5º Festival Inbternacional de Cinema Contemporâneo.

Representaram o Brasil na Conferência, o presidente do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e vice-presidente da FICC – Federação Internacional de Cineclubes , Antonio Claudino de Jesus? e o assessor de Relações Internacionais do CNC, Felipe Macedo. Dentro da programação do evento, Claudino de Jesus foi o conferencista de duas mesas sobre os temas “Legislaçoes sobre cineclubes” e “Cineclubismo e Educação”, tendo ainda coordenado o lançamento do DVD “Movimento”, realizado por cineclubistas de Santa Maria, RS, que serviu como suporte as discussões sobre a produção realizada hoje por cineclubistas de todo o mundo. Já Felipe Macedo foi o conferencista de outras duas mesas “Distribuição Alternativa” e “Cineclubismo, Semente de novas instituições”, tendo ainda sido também conferencista na mesa “Cineclube e Educação”.

Entre várias conclusões que se consolidaram na Carta de San Andrés – que divulgaremos em breve – destacamos algumas:

  • Iniciar uma campanha mundial pelo reconhecimento legal e estímulo público à atividade dos cineclubes;
  • Reiterar os princípios da Carta de Tabor – Carta dos Direitos do Público – e lutar pelo reconhecimento e respeito a esses direitos;
  • Repúdio ao uso indevido do direito autoral como pretexto para a limitação da liberdade de acesso e fruição cultural pela maioria da população mundial – resguardados os justos direitos e prazos de exploração comercial;
  • Estimular o uso de licenças justas de preservação dos direitos de autores e público, como o Creative Commons, entre outros;
  • Constituir um Grupo de Trabalho internacional, no quadro da Federação Internacional de Cineclubes, para a pesquisa e recuperação da memória cineclubista;
  • Apoiar a criação de uma entidade nacional de cineclubes no México;
  • Exigir o fim do bloqueio criminoso de Cuba, que sufoca sua população e impede a efetiva liberdade de circulação de bens culturais.

Ao final, o Museu Carrijo Gil anunciou a criação de seu cineclube, que leva o significativo nome de “Revolución”.
O saite mundokino.net de cineclubismo global vai disponibilizar, nos próximos dias, amplo material sobre o Encontro. Mas você já pode acessar uma galeria de fotos e um teaser da Conferência em:

1 conf mundial cineclubismo febrero 2008 on Flickr – Photo Sharing!
http://www.flickr.com/photos/mundokino/2304632295/ (external link)

YouTube – Programa Conferencia Mundial del Cineclubismo, México 2008
http://www.flickr.com/photos/mundokino/2304632295/ (external link)
Teaser de la Conferencia Mundial del Cineclubismo, México 2008.


João Baptista Pimentel Neto
Secretário Geral do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
Presidente da Federação Paulista de Cineclubes
Secretário do Conselho Deliberativo do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema
Assessor de Relações Institucionais do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual
Cel: 11.8492.7373
Skype: pimentel43

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Visite: www.cineclubes.org.br (external link)
www.pec.utopia.com.br (external link)
www.festivaldeatibaia.com.br (external link)
www.difusaocineclube.org.br
 (external link)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Pular para a barra de ferramentas