federação capixaba de cineclubes

CREC / Centro Rio Clarense de Estudos Cinematográficos
Nós Somos o Público!

Em assembléia realizada no último dia 24, em Vila Velha (ES), no encerramento do 2º Encontro de Cineclubes do Espírito Santo, os cineclubistas participantes do evento aprovaram os estatutos de fundação da Federação Capixaba de Cineclubes e elegeram sua primeira diretoria e conselho fiscal.

Cineclubes do ES fundam Federação Capixaba

João Baptista Pimentel Neto
Ter 26 de Feb, 2008 08:29

A realização do Encontro foi a principal atividade desenvolvida dentro da programação da 3ª Mostra Verão de Cinema de Vila Velha e iniciou as comemorações relacionadas aos 80 Anos de Cineclubismo no Brasil, no estado do Espírito Santo.

Iniciado na última segunda-feira (18), a programação do 2º Encontro de Cineclubes do Espírito Santo contemplou ainda a realização de uma oficina de formação cineclubista e a exibição de filmes de longa e curta metragem (vide programação). Todas as atividades foram abertas a participação gratuita de todos os interessados, tendo participado do evento representantes de cineclubes de todo o estado e professores da rede pública municipal de educação de Vila Velha, que participam do “Projeto Cineclubismo na Escola – Um Novo Olhar sobre a Educação” que vem sendo desenvolvido desde o ano passado neste município.

Segundo a Presidente da Associação de Cineclubes de Vila Velha, Mariza Teixeira, “com uma carga horária de 25 horas, a Oficina de Formação Cineclubista ofereceu aos participantes informações sobre a história do cineclubismo e do cinema brasileiro, orientações gerais sobre os aspectos jurídicos e organizacionais para a criação e manutenção de cineclubes, orientações sobre técnicas de projeção e captação de acervos, publicações e documentação. No encerramento da oficina foi ainda abordado o tema cineclubismo e educação.

Já o recém eleito, o Presidente da Federação Capixaba de Cineclubes, Bruno Cabús destacou que a organização da nova entidade é resultante de um trabalho que vêm sendo realizado pelos cineclubistas locais desde 2003, quando teve também início a rearticulação do movimento a nível nacional. “Acredito que a Federação se organiza num momento extremamente oportuno, no qual o cineclubismo experimenta um formidável crescimento e fortalecimento, não só no Estado do Espírito Santo, mais em todo o país”. – afirmou.

Bruno destacou ainda que também acredita numa rápida consolidação da nova entidade, já que o movimento cineclubista capixaba decorre de um profundo e histórico enraizamento no Estado e portanto deve poder contar com total apoio da sociedade e dos organismos governamentais estaduais e municipais. “A ação do movimento cineclubista capixaba sempre teve uma enorme importância dentro do panorama cultural do Estado e até mesmo dentro do panorama nacional. A maior prova disso é o fato de a presidência do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros ser exercida por um capixaba, nosso companheiro Antonio Claudino de Jesus”. – Finalizou.

O 2º Encontro de Cineclubes do Espírito Santo foi promovido pela Associação de Cineclubes de Vila Velha em parceria com o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e contou com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Confira abaixo a formação da Diretoria e do Conselho Fiscal da Federação Capixaba de Cineclubes:

Presidente: Bruno Cabús – Cineclube Central – Vila Velha
Vice-presidente: Carlos Roberto de Souza – Cineclube Jece Valadão – Cachoeiro do Itapemirim
Primeiro Secretário: Luciano Guimarães – Cineclube Eco-Social Água Branca – Águia Branca
Segundo Secretário: Soemy de Oliveira – Cineclube Comunitário – Vitória
Primeiro Tesoureiro: Pedro Cunha – Cineclube Central – Vila Velha
Segundo Tesoureiro: Renata Vial – Cineclube Imagem em Movimento – Barra de São Francisco
Diretor de Divulgação e Promoção: Rogério Dalmonch – Cineclube Guadala – Vila Velha

Conselho Fiscal:
Verônica de Jesus – Cineclube Metrópilis – Vitória
Daniela Teixeira – Cineclube Participação – Vila Velha
Lanuncio de Souza – Cineclube Raízes – Pedra Menina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Pular para a barra de ferramentas