Em Destaque

Conferência em Esteio-RS

GERAL – Esteio promove
Conferência Municipal de Cultura GERAL – Defesa Civil vai orientar
moradores do Guajuviras
Esteio – A sociedade civil e os movimentos sociais carregam lutas pelo acesso universal a todos os direitos do cidadão. Entendendo que o acesso à cultura é um direito de todo cidadão e que a sua democratização cumpre um papel fundamental na transformação social, a Prefeitura de Esteio realiza, através do Conselho Municipal de Cultura, a Conferência Municipal de Cultura no dia 24 de outubro. Na oportunidade, serão discutidas as políticas públicas relacionadas ao setor, o atual cenário municipal e as suas relações com o quadro nacional.

No encontro serão debatidos cinco eixos: Democratização e Incentivo da Cultura; Preservação do Patrimônio Histórico; Estrutura Técnica e Material da Cultura; Organização dos Movimentos Sociais e Cultura e Desenvolvimento Sustentável – Estimulo as parcerias Público-Privadas. Além disso, haverá apresentações artísticas e culturais ao longo da tarde. A atividade acontece na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900), a partir das 13h.

I Conferência Municipal de Cultura (29 e 30 out) – Novo Hamburgo

A Secretaria de Cultura (SECULT) de Novo Hamburgo realizará nos dias 29 e 30 de outubro, a primeira Conferência Municipal de Cultura. A programação, prevista para ocorrer no Campus I da Feevale, tem como principal finalidade discutir a cultura em Novo Hamburgo. Com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, o evento ocorre juntamente da etapa nacional da Conferência, que trabalhará a mesma temática.

Objetivos:

* Proporcionar um debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura no município, buscando valorizar a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.

* Buscar estratégias para fortalecer este universo, facilitando a formação de fóruns entre os interessados durante outros períodos.

Quem pode participar:

Toda a comunidade, principalmente para aqueles que estão ligados ao setor da Cultura (artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores, etc).

Clique aqui e acesse o Texto Base da Conferência.

Pré-conferências:

A plenária da 1ª Conferência Municipal de Cultura será antecedida por etapas denominadas Pré-Conferências, que serão realizadas em cinco regiões do município, buscando descentralizar os encontros e promover a participação de todos. Entre agosto e setembro serão realizadas reuniões em bairros como Centro, Lomba Grande, Primavera, Canudos e Santo Afonso. A descrição destas reuniões está no topo desta página – no link Pré-conferências.

undefined

ETAPA NACIONAL:

Clique aqui e acesse o site da II Conferência Nacional de Cultura.

<!– –>

Comitê aprova orientações para as conferências livres

O Comitê Executivo da II CNC aprovou, nesta quarta-feira (16/09), as orientações para realização das conferências livres, o prazo para que as iniciativas destes encontros possam acontecer em todo o Brasil, assim como a data limite para que os atores dos diferentes segmentos do Brasil possam enviar sugestões ao Comitê e que estas sejam levadas ao grande encontro que acontecerá nos dias 10 a 14 de março de 2010 em Brasília.

O gerente de informações estratégicas do Ministério da Cultura, José Murilo Costa Carvalho Junior, que participou da reunião, sugeriu que os realizadores das conferências cadastrem suas propostas em um blog na Cultura Digital.

“Assim teremos no ambiente do Cultura Digital todos os conteúdos das propostas das conferências livres reunidas em um ambiente e ficará mais fácil sistematizar as propostas”, afirmou.

No Regimento Interno da II CNC está prevista a realização das conferências livres, fóruns paralelos das Municipais e Estaduais que precedem o encontro em Brasília.

Para definir um elenco de orientações destes encontros, um subgrupo do Comitê Executivo elaborou as orientações mínimas para que estes encontros mantenham sua dimensão de contribuição importante dos diversos segmentos da sociedade civil sem perder o contato com os eixos propostos do texto-base da II Conferência Nacional de Cultura.

Baixe o modelo de relatório para as livres.

Orientações para as Conferências Livres de Cultura

CONFERÊNCIAS LIVRES NO REGIMENTO INTERNO DA II CNC – Artigo 8º § 6º. As Conferências Livres poderão ser promovidas e organizadas pelos mais variados âmbitos da sociedade civil e do poder público e ficarão sob responsabilidade dos segmentos e entidades que as convocarem. Terão caráter mobilizador, não elegerão delegados, mas poderão contribuir com proposições à II Conferência Nacional de Cultura.

As Conferências Livres foram criadas para ampliar a participação dos diversos agentes culturais na Conferência Nacional de Cultura, de forma criativa e inovadora. Elas não competem ou concorrem com as etapas municipais, estaduais e do Distrito Federal e são um importante espaço de mobilização de grupos, entidades e participantes para as Conferências Estaduais, bem como de continuidade, aprofundamento e ampliação de suas discussões.
Mais »

I Conferência Municipal de Cultura do Município de de Viadutos – RS (23/out)

PROGRAMAÇÃO -23 DE OUTUBRO DE 2009

– 08:30 horas Credenciamento;

– 09:00 horas Sessão solene de abertura;

– 09:15 horas Apresentações culturais;

– 09:30 horas Plenária de aprovação do regimento Interno;

– 09:45 horas Apresentação do Tema: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento” através dos cinco eixos temáticos da II Conferência Nacional de Cultura:

* Produção simbólica e diversidade cultural;

* Cultura, Cidade e Cidadania;

* Cultura e Desenvolvimento Sustentável;

* Cultura e economia criativa;

* Gestão e institucionalidade da cultura;

- 11:00 horas Debate;

– 11:30 horas Intervalo para almoço;

- 13:30 horas Divisão dos grupos temáticos e trabalhos em grupos;

– 15:30 horas Instalação da Plenária (Apresentação das propostas);

- 16:30 horas Escolha dos Delegados para Conferência Estadual;

– 17:00 horas Sessão de encerramento.

Regimento Interno da I Conferência Municipal de Cultura

Viadutos – RS

Capítulo I

Da promoção, sede e data.

Art. 1º – A I Conferência Municipal de Cultura, promovida pela Prefeitura Municipal do Município de Viadutos – RS, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com a participação dos Sindicatos, Câmara de Vereadores, Movimento Estudantil, Escolas Municipais, Escolas Estaduais, Associações Comunitárias, Associações Culturais, Artistas Locais, Organizações da Sociedade Civil e Entidades Culturais que tem como sede a cidade de Viadutos e acontecerá nas instalações da Escola Estadual de Educação Básica Viadutos localizado na Rua Bento Gonçalves n° 141, no dia 23 de outubro de 2009 com início às 8:30 horas e término previsto para as 17:00 horas.

Mais »

I Conferência Municipal da cultura – GRAMADO – RS

http://www.gramado.rs.gov.br/index.php/Institucionais/Gramado-prepara-IIa-Conferencia-Nacional-da-Cultura-2010.html

gramado

II CONFERÊNCIA NACIONAL DA CULTURA/2010

“Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”

“A voz da cultura em GRAMADO”

A Conferência Municipal da Cultura de Gramado, em sua edição de 2009, tem como proposta ser um espaço de consulta pública, reconhecido e convocado pelo Poder Municipal, onde a sociedade civil e representantes governamentais poderão debater princípios e diretrizes a fim de orientar a política e a gestão municipal da Cultura.
O objetivo central é estabelecer, de forma participativa e democrática, o papel da área cultural na comunidade, levando em consideração as especificidades do fazer cultural. A criação da Subsecretaria Municipal de Cultura de Gramado ratifica a proposta desta gestão na cultura como um campo estratégico para a atual administração. E com a participação de todos os segmentos será possível estabelecer um panorama diversificado e representativo do processo cultural do município, para a proposição e avaliação de projetos e ações e para o processo de desenvolvimento da cultura em Gramado.

A Conferência Municipal de Cultura já está mobilizando artistas, grupos e entidades culturais, estudantes, professores e representantes dos diferentes setores do poder público municipal e da sociedade civil organizada. Juntos, os participantes irão discutir nos dias 22 e 23 de setembro de 2009, no Teatro Elisabeth Rosenfeld do Centro Municipal de Cultura de Gramado, as principais políticas públicas para a área cultural do município, elaborar propostas e eleger delegados para a 2ª Conferência Estadual de Cultura, que será realizada pelo Governo do Estado, até dezembro de 2009.
PROGRAMAÇÃO:

FORUM MUNICIPAL DA CULTURA/2009

Data:  22 de setembro de 2009    (terça-feira)    Horário: 9h às 10h30
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld do Centro Municipal de Cultura de Gramado

Divulgação pública pelo Prefeito de Gramado do decreto, regimento e programação da I Conferência Municipal da Cultura de Gramado/2009, integrando a etapa da II Conferencia Nacional da Cultura/2010.

Participação do poder público municipal, representantes da sociedade civil organizada, segmentos das áreas da cultura, educação, turismo, desenvolvimento e meio ambiente do município de Gramado.

SEMINÁRIO “CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO EM GRAMADO”

Data: 22 de setembro de 2009   (terça-feira)   Horário: 10h30 às 17h30
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld do Centro Municipal da Cultura de Gramado

Coordenação:       Jusamara Vieira Souza – UFRGS/Instituto de Artes/PPG-Música
Clarice Chwartzmann – Empresária cultural-planejamento cultural,gestão e produção
Luciane Caldeira Vilanova – Coordenação de Projetos Culturais –SESIRS
Renita Klusener – Assessora e consultora de projetos culturais – políticas públicas na cultura

10h30 – Discussão do tema “CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO em Gramado”

13h30 – Constituição dos cinco Grupos de Discussão (GD’s) de acordo com os eixos temáticos para discussão e sistematização:

1. Produção Simbólica e Diversidade Cultural;

2. Cultura, Cidade e Cidadania;

3.Cultura e Desenvolvimento Sustentável ;

4. Cultura e Economia Criativa;

5.Gestão e Institucionalidade da Cultura

17h 30 – Encerramento

Participação de representantes do poder público e da sociedade civil organizada, segmentos das áreas da cultura, educação, turismo, desenvolvimento e meio ambiente do município de Gramado, público interessado.

Data: 23 de setembro de 2009  (quarta-feira)
Local: Centro Municipal de Cultura de Gramado

Manhã

- 8h às 9h30h – Credenciamento
9h 30 às 10h –  Intervenção cultural

– 10h – Abertura oficial da I Conferência Municipal da Cultura de Gramado/2009 pelo Prefeito Municipal de Gramado, Secretária Estadual da Cultura do RS e representante do Ministério da Cultura, com a presença dos secretários municipais da cultura, educação, turismo, desenvolvimento e agricultura, autoridades e representantes dos diferentes segmentos da sociedade civil organizada de Gramado e representantes da região da AMSERRA

– 10h 30 às 11h 30  – Palestra  “Pensar a cultura a partir da pluralidade”
Profª  Dra.Jusamara Vieira Souza – UFRGS/Instituto de Artes/PPG-Música

Tarde

– 13h30 –  Instalação da Plenária pela Comissão Organizadora

Apresentação e discussão dos Relatórios pelos 05 GRUPOS DE DISCUSSÃO  (GD’S)

15h às 15h30  Intervenção Cultural

- 16h às 17h  Plenária Final:  aprovação dos relatórios  e a eleição, através de votação direta, dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura.

17h às 17h30  Intervenção Cultural

– 17h30 Encerramento com divulgação do documento final das diretrizes aprovadas e os delegados eleitos para representar o município de Gramado na Conferencia Estadual da Cultura.
Participação: Representantes da sociedade civil, de forma representativa de todos os segmentos da área cultural, educação, turismo, desenvolvimento e meio ambiente do município, setor empresarial e entidades constituídas; representantes dos diferentes poderes públicos constituídos; e a comunidade em geral interessada representando o cidadão com idade mínima de 16 anos, devidamente inscritos.
INSCRIÇÕES:
Período: 14 a 23 de setembro de 2.009  Local: Subsecretaria da Cultura de Gramado, no CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA, Rua São Pedro nº 369, Gramado.

Passo a passo para realizar as Conferências Municipais de Cultura

Passo a passo para as Conferências Municipais de Cultura:

1 – Tomar conhecimento dos materiais (Regimento Interno da II CNC,  Texto-Base da II CNC e Orientações para as Conferências Municipais);

2 – Caso tenha dúvidas, contatar o facilitador estadual das conferências ou  a Regional Sul do MinC;

3 – Conferência Municipal: organizar uma primeira reunião com o Conselho  Municipal de Cultura ou com representantes da sociedade civil;

4 – Conferência Intermunicipal: organizar uma primeira reunião com as prefeituras dos respectivos municípios envolvidos e com os conselhos municipais de cultura ou representantes da sociedade civil de cada município;

5 – Na reunião: definir data, local, programação, metodologia da conferência (municipal ou intermunicipal) e a comissão organizadora (Governo e sociedade civil);

6 – Elaborar regimento interno e decreto de convocação da conferência;

7 – Prefeito ou Presidente da Câmara de Vereadores até 30 de setembro, deve publicar decreto de convocação, regimento interno e nomear comissão organizadora da conferência;

8 – Divulgar, mobilizar e  informar  onde encontrar texto base da CNC: http://blogs.cultura.gov.br/cnc/ ou http://www.culturadigital.br/cncrs

9 – Realizar a conferência até 31 de outubro de 2009

…………………………………………………………………………………………………………………………………

Modelo de Conferência: (em dois turnos, correspondente a um dia)
…………………………………………………………………………………………………………………………………
1º momento: faz-se a abertura oficial da conferência com a  presença  de  autoridades do município;

2º momento: painel  para apresentar os 5 eixos da CNC, conforme o texto-base  (o ideal é uma pessoa para apresentar cada eixo);

3º momento:   Divisão dos participantes em  5 grupos, por eixo, onde cada  grupo deverá eleger  um  relator;

4º momento: Após determinado tempo de debate, os grupos retornam ao  plenário e  apresentam duas propostas de estratégias para cada eixo (vver  documento de Orientações para as Conferências Municipais);

5º momento: eleição de delegados(as)  conforme anexo II do Regimento  Interno da II CNC – Tabela para cálculo do nº de delegados;

6º Encerramento.

Carta aberta e Sistema Municipal de Cultura marcam conferência em Bento Gonçalves (RS)

O município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, terminou sua Conferência Municipal de Cultura com dois avanços importantes: a aprovação da Carta da Cultura, com todas as propostas do município, encaminhada ao Ministério da Cultura em Brasília, e um compromisso assinado pelo prefeito Roberto Lunelli de enviar um projeto de Lei à Câmara dos Vereadores para criação de um Sistema Municipal de Cultura formado pela Secretaria e Conselho de Cultura.

Esta foi a primeira Conferência de Cultura do município de Bento Gonçalves realizada nos dias 18, 19, 20 e 21 de Agosto. A cidade, que em breve completará 119 anos, nunca havia tido um processo popular de discussão acerca da sua política cultural. Houve uma intensa participação no evento que contou com 169 delegados credenciados, dos quais 18% foram pessoas da comunidade, interessadas em decidir junto com artistas e poder público os rumos da cultura local, estadual e nacional. A Conferência aprovou uma Carta Cultural que foi encaminhada ao Comitê Executivo da II CNC no Ministério da Cultura. Veja aqui o texto da Carta Cultural.

I Conferência Municipal de Cultura – Arroio Grande (RS) – 02 outubro

Decreto n° 296/2009.

Convoca a I Conferência Municipal de Cultura e torna pública a aprovação do seu Regimento Interno.

JORGE LUIZ CARDOZO, Prefeito Municipal de Arroio Grande, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais:

DECRETA:

Art. 1º Fica convocada a I Conferência Municipal de Cultura – I CMC, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura de Arroio Grande, para o dia 02 de outubro de 2009.
Parágrafo único. A I Conferência Municipal de Cultura corresponde a uma etapa da II Conferência Nacional de Cultura- CNC

Art. 2º Torna pública a aprovação, pela Comissão Organizadora Municipal e Comitê Executivo do Regimento Interno da I Conferência Municipal de Cultura, na forma do Anexo I.

Art. 3º A I Conferência Municipal de Cultura terá como tema geral: “Qual a representação de Cultura no Município?”.

Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE ARROIO GRANDE.
Em: 27 de Agosto de 2009.

JORGE LUIZ CARDOZO
Prefeito Municipal

Registre e publique-se.

Julio Luis Quevedo Rodrigues
Secretário Municipal de Administração.

REGIMENTO INTERNO DA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

CAPITULO I

DOS OBJETIVOS

Art. 1º- A I Conferência Municipal de Cultura, terá os seguintes objetivos:
I- Mobilizar cidadãos – artistas da cultura popular, intelectuais, grupos e entidades culturais, estudantes, professores e representantes de diversos setores da sociedade.
II- Eleger delegados municipais para a participação na  Conferência Estadual preparatória da II CNC 2010.
III- Valorizar a cultura da nossa Terra.
IV-  Elaborar coletivamente o Plano Municipal de Cultura.
V- Discutir os eixos  da II CNC 2010 “Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cultura, Cidade e Cidadania, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Cultura e Economia Criativa, Gestão e Institucionalidade da Cultura”, e suas implicações para o município.
VI- Elaborar o relatório municipal a ser envido a Conferência Estadual e Nacional.
VII- Debater a criação do Conselho Municipal de Cultura, O Fundo Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Cultura.
VIII- Discutir a cultura brasileira e local nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania;
IX – Propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável;
X – Promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, no município;
XI – Propor estratégias para universalizar o acesso dos arroio-grandenses à produção e à fruição dos bens e serviços culturais;
XII – Propor estratégias para a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas municipais de cultura;
XIII – Aprimorar e propor mecanismos de articulação e cooperação institucional entre o município e deste com a sociedade civil;
XIV – Fortalecer e facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, investidores e ativistas culturais;
XV – Propor estratégias para a implantação do Sistema Municipal de Cultura e do Sistema de Informações e Indicadores Culturais Municipal;
XVI – Propor estratégias para a implementação, acompanhamento e avaliação do Plano Nacional de Cultura e recomendar metodologias de participação, diretrizes e conceitos para subsidiar a elaboração do Plano Municipal.
XVII- Avaliar os resultados obtidos a partir da I Conferência Municipal de Cultura.

Mais »

Instituto Trocando Ideia e a Juventude do MNLM RS realizam conferência livre de cultura

trocando-idea
O Instituto Trocando Ideia de Tecnologia Social Integrada e a Juventude do movimento Nacional de Luta pela Moradia  RS , chamam a Conferencia livre de Cultura á realizar-se dia 24 de setembro das 18h30 as 22h30 , em Porto Alegre. Os seminarios preparatorios acontecerao dias 22 e 23 .
SEMINÁRIOS
Dia 22 de setembro: as 18h30

CULTURA, CIDADE E CIDADANIA

Foco: cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia
de direitos e acesso a bens culturais

* Cidade como Fenômeno Cultural
* Memória e Transformação Social
* Acesso, Acessibilidade e Direitos Culturais

dia 22 de setembro: as 20h30
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA

Foco: economia criativa como estratégia de desenvolvimento

* Financiamento da Cultura
* Sustentabilidade das Cadeias Produtivas da Cultura
* Geração de Trabalho e Renda

Dia 23 de setembro: as 18h30
PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL

Foco: produção de arte e de bens simbólicos, promoção de diálogos
interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação.

* Produção de Arte e Bens Simbólicos
* Convenção da Diversidade e Diálogos Interculturais
* Cultura, Educação e Criatividade
* Cultura, Comunicação e Democracia

CONFERENCIA LIVRE DE CULTURA: Dia 24 de setembro

Local :  Espaço Multiuso Tr.i

rua dos andradas 1780 , 7° andar
horario: das 18h30 as 22h
Odoni Borges – Instituto Tr.i
Ezequiel Silva – MNLM

I Conferência Municipal de Cultura de Santo Ângelo (RS) – 26 setembro

santoangelo

DECRETO Nº. 3.278

De 14 de agosto de 2009

DETERMINA A CONVOCAÇÃO DA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CULTURA, ETAPA DA 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA CULTURA

O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município de Santo Ângelo-RS,

DECRETA:

Art. 1º Fica convocada a 1ª Conferência Municipal da Cultura, a ser realizada no dia 26 de setembro de 2009, às 9 horas, tendo por local o Auditório do Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio, localizado na Rua 3 de Outubro, 800, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Juventude.

Art. 2º A Conferência Municipal, em conformidade com o regimento da 2ª Conferência Nacional da Cultura, desenvolverá em seus Grupos de Trabalho os seguintes temas: Cultura, diversidade, Cidadania e Desenvolvimento;

Art. 3º. A Conferência Municipal da Cultura será presidida pelo Secretário Municipal da Cultura, e na sua ausência ou impedimento, pelo Secretário Substituto da Pasta.

Art. 4º A organização da Conferência Municipal ficará sob a responsabilidade da Comissão Organizadora formada por representantes do Poder Público Municipal e Sociedade Civil Organizada, através da Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Juventude, e seguirá as diretrizes estabelecidas pelo seu regimento, por este decreto e pelas demais normas da 2ª Conferência Nacional da Cultura.

Art. 5º As despesas decorrentes da realização da Conferência correrão à conta de dotação orçamentária da Secretaria Municipal da Cultura.

Art. 6º – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

CENTRO ADMINISTRATIVO JOSÉ ALCEBÍADES DE OLIVEIRA, em 14 de agosto de 2009.

EDUARDO DEBACCO LOUREIRO,

Prefeito Municipal

Etapa integrante da 2ª Conferência Nacional de Cultura

Local: Centro Municipal de Cultura

Programação

26 de setembro de 2009

08:30 – Inscrição dos participantes.

09:00 – Formação da mesa:

COORDENADOR: André K.

1) Representante do Ministério da Cultura

2) Representante da Secretaria de Estado de Cultura de do Rio Grande do Sul

3) Prefeito Municipal

4) Secretário Municipal de Cultura

5) Representante da Câmara Municipal de Vereadores

6) Representante da Comunidade: Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio…

09:15 – Abertura – Uso da palavra:

1) André K. – Secretário Municipal de Cultura

2) Eduardo Loureiro – Prefeito Municipal

09:30 – Apresentação do tema da Conferência:

- FALA DO REPRESENTATNTE DO MINC

Tema Geral da Conferência:Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento

Eixos temáticos que nortearão as discussões:

I – PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL, focado na produção de arte, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação.

II – CULTURA, CIDADE E CIDADANIA, voltado às cidades como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais.
III – CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, com vistas a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento.
IV – CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA, abordagem da economia como estratégia de desenvolvimento.
V – GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA, visando o fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura.

10:00 – 1) Diálogo entre mesa e platéia.

- 2) Formação do Comitê Técnico de apoio
– 3) Formação dos grupos de debate por eixo-temático (abaixo):

1 – PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL

2 – CULTURA, CIDADE E CIDADANIA

3 – CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

4 – CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA

5 – GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA

11:30 – Conclusões e redação dos documentos nos grupos por eixo-temático.

11:45 – Eleição dos delegados.

12:00 – Encerramento.