I Conferência Municipal da cultura – GRAMADO – RS

http://www.gramado.rs.gov.br/index.php/Institucionais/Gramado-prepara-IIa-Conferencia-Nacional-da-Cultura-2010.html

gramado

II CONFERÊNCIA NACIONAL DA CULTURA/2010

“Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”

“A voz da cultura em GRAMADO”

A Conferência Municipal da Cultura de Gramado, em sua edição de 2009, tem como proposta ser um espaço de consulta pública, reconhecido e convocado pelo Poder Municipal, onde a sociedade civil e representantes governamentais poderão debater princípios e diretrizes a fim de orientar a política e a gestão municipal da Cultura.
O objetivo central é estabelecer, de forma participativa e democrática, o papel da área cultural na comunidade, levando em consideração as especificidades do fazer cultural. A criação da Subsecretaria Municipal de Cultura de Gramado ratifica a proposta desta gestão na cultura como um campo estratégico para a atual administração. E com a participação de todos os segmentos será possível estabelecer um panorama diversificado e representativo do processo cultural do município, para a proposição e avaliação de projetos e ações e para o processo de desenvolvimento da cultura em Gramado.

A Conferência Municipal de Cultura já está mobilizando artistas, grupos e entidades culturais, estudantes, professores e representantes dos diferentes setores do poder público municipal e da sociedade civil organizada. Juntos, os participantes irão discutir nos dias 22 e 23 de setembro de 2009, no Teatro Elisabeth Rosenfeld do Centro Municipal de Cultura de Gramado, as principais políticas públicas para a área cultural do município, elaborar propostas e eleger delegados para a 2ª Conferência Estadual de Cultura, que será realizada pelo Governo do Estado, até dezembro de 2009.
PROGRAMAÇÃO:

FORUM MUNICIPAL DA CULTURA/2009

Data:  22 de setembro de 2009    (terça-feira)    Horário: 9h às 10h30
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld do Centro Municipal de Cultura de Gramado

Divulgação pública pelo Prefeito de Gramado do decreto, regimento e programação da I Conferência Municipal da Cultura de Gramado/2009, integrando a etapa da II Conferencia Nacional da Cultura/2010.

Participação do poder público municipal, representantes da sociedade civil organizada, segmentos das áreas da cultura, educação, turismo, desenvolvimento e meio ambiente do município de Gramado.

SEMINÁRIO “CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO EM GRAMADO”

Data: 22 de setembro de 2009   (terça-feira)   Horário: 10h30 às 17h30
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld do Centro Municipal da Cultura de Gramado

Coordenação:       Jusamara Vieira Souza – UFRGS/Instituto de Artes/PPG-Música
Clarice Chwartzmann – Empresária cultural-planejamento cultural,gestão e produção
Luciane Caldeira Vilanova – Coordenação de Projetos Culturais –SESIRS
Renita Klusener – Assessora e consultora de projetos culturais – políticas públicas na cultura

10h30 – Discussão do tema “CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO em Gramado”

13h30 – Constituição dos cinco Grupos de Discussão (GD’s) de acordo com os eixos temáticos para discussão e sistematização:

1. Produção Simbólica e Diversidade Cultural;

2. Cultura, Cidade e Cidadania;

3.Cultura e Desenvolvimento Sustentável ;

4. Cultura e Economia Criativa;

5.Gestão e Institucionalidade da Cultura

17h 30 – Encerramento

Participação de representantes do poder público e da sociedade civil organizada, segmentos das áreas da cultura, educação, turismo, desenvolvimento e meio ambiente do município de Gramado, público interessado.

Data: 23 de setembro de 2009  (quarta-feira)
Local: Centro Municipal de Cultura de Gramado

Manhã

– 8h às 9h30h – Credenciamento
9h 30 às 10h –  Intervenção cultural

– 10h – Abertura oficial da I Conferência Municipal da Cultura de Gramado/2009 pelo Prefeito Municipal de Gramado, Secretária Estadual da Cultura do RS e representante do Ministério da Cultura, com a presença dos secretários municipais da cultura, educação, turismo, desenvolvimento e agricultura, autoridades e representantes dos diferentes segmentos da sociedade civil organizada de Gramado e representantes da região da AMSERRA

– 10h 30 às 11h 30  – Palestra  “Pensar a cultura a partir da pluralidade”
Profª  Dra.Jusamara Vieira Souza – UFRGS/Instituto de Artes/PPG-Música

Tarde

– 13h30 –  Instalação da Plenária pela Comissão Organizadora

Apresentação e discussão dos Relatórios pelos 05 GRUPOS DE DISCUSSÃO  (GD’S)

15h às 15h30  Intervenção Cultural

– 16h às 17h  Plenária Final:  aprovação dos relatórios  e a eleição, através de votação direta, dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura.

17h às 17h30  Intervenção Cultural

– 17h30 Encerramento com divulgação do documento final das diretrizes aprovadas e os delegados eleitos para representar o município de Gramado na Conferencia Estadual da Cultura.
Participação: Representantes da sociedade civil, de forma representativa de todos os segmentos da área cultural, educação, turismo, desenvolvimento e meio ambiente do município, setor empresarial e entidades constituídas; representantes dos diferentes poderes públicos constituídos; e a comunidade em geral interessada representando o cidadão com idade mínima de 16 anos, devidamente inscritos.
INSCRIÇÕES:
Período: 14 a 23 de setembro de 2.009  Local: Subsecretaria da Cultura de Gramado, no CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA, Rua São Pedro nº 369, Gramado.

Deixe um Comentário

*

Pular para a barra de ferramentas