Acompanhamento das discussões relativas ao eixo de Comunicação Digital

  • setembro de 2009

    São 117 grupos criados na plataforma Cultura Digital.Br, até hoje (27/set). Fiz uma leitura dos debates que ocorrem nos grupos relacionados ao eixo de Comunicação Digital, relacionando, abaixo, cada um deles.

    A citação do debate leva em conta a relação dele com o eixo, sobretudo, levando menos em consideração o número de participantes (do grupo ou do debate em particular). Também foram relacionados grupos com temas relacionados, mas cujos debates e / ou fóruns ainda não tiveram muita participação.

    Caso note algum debate ou grupo que deveria constar da lista, favor avisar.

    Generosidade Intelectual

    Admin: Bruno Tarin
    Membros: 165
    Descrição: Grupo de Discussão entorno do tema da Generosidade Intelectual e seus desdobramentos. Teorias e Práticas de Compartilhamento e Acesso à conteúdos artísticos, conhecimento científico etc. Em suma, grupo criado para discussão da fruição dos bens imateriais.
    Contribuição em destaque: Construção de textos Wiki
    Membros envolvidos na discussão: Andrey Sanson

    Memória Digital
    Admin: Rogério Lourenço
    Membros: 109
    Descrição: Processos de digitalização de acervos (identificação de acervos e discussão de proridades, envolvendo questões tanto tecnológicas como metodológicas), sua disponibilidade aos cidadãos (políticas de compartilhamento e acesso, envolvendo tanto questões de direitos autorais quanto classificação da informação visando seu efetivo uso) e demais questões, tanto para acervos de imagem e de texto, quanto de áudio e de vídeo, assim como o registro de experiências, relatos de vida etc. Grupo proposto pelo Coordenação Executiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira, com curadoria de Rogério Lourenço
    Contribuição de destaque: várias
    Membros envolvidos na discussão: vários

    Open Vídeo
    Admin: VJ Pixel
    Membros: 59
    Descrição: Discussão sobre formatos, softwares e licenças livres de vídeo.
    Contribuição de destaque: Movimento Vídeo Livre Brasil
    Membros envolvidos na discussão: Sava, Pixel

    Cibercultura
    Admin: Henrique Antoun
    Membros: 578
    Descrição: Grupo para conversar sobre as novas relações consigo, com os outros e com os conhecimentos geradas pela cultura digital.
    Contribuição de destaque: várias (lei eleitoral, democracia participativa,
    Membros envolvidos na discussão: Henrique Antoun, Saulo Cavalcante, Gilberto Pavoni

    Internet e literatura
    Admin: Lucas Guedes
    Membros: 60
    Descrição: Discutir os aspectos de transformação da Literatura impressa para internet e seus principais suportes (blogs, e-books, revistas literárias, twitter, etc…)
    Contribuição de destaque: /Movimento Acesso aberto http://www.acessoaberto.org/
    Membros envolvidos na discussão: Carolina Lucena

    Rádio
    Admin: Takashi Tome
    Membros: 20
    Descrição: No começo, o rádio era o rádio: aquela caixinha (ou móvel) todo respeitável, que trazia vozes de locutores, cantores/as, músicos, e nos emocionavam. Mas nos dias de hoje, o que é o rádio? Internet radio é rádio? E podcasting? E os serviços multiprogramação como o rádio por satélite? E o rádio digital que transmite imagens, ainda é rádio? Assim, a proposta deste grupo é o de reconceituar o que seja rádio, além de discutir as novidades na área.
    Contribuição de destaque: o IBOC e seus problemas
    Membros envolvidos na discussão: Takashi Tome

    INFLUÊNCIA DA LEI nº 9.610 (12/02/1998) SOBRE A CULTURA DIGITAL BRASILEIRA
    Admin: Planetman
    Membros: 207
    Descrição: Esta lei alterou, atualizou e consolidou a legislação sobre DIREITOS AUTORAIS, e deu outras providências.
    O seu artigo quinto estabeleceu concepções.
    O título dois versou sobre as OBRAS INTELECTUAIS.
    O item VIII refere ARTE CINÉTICA.
    O item XII refere os PROGRAMAS DE COMPUTADOR,
    amparados por legislação específica, cfe. §1º.
    O artigo oitavo retira a proteção sobre
    SISTEMAS, MÉTODOS E PROJETOS.
    o artigo 29 refere no seu item IX refere a obrigação autorizativa
    do autor de obra intelectual no sentido de liberar a inclusão
    em base de dados, o armazenamento em computador,
    entre outros.
    O QUE VOCÊ PENSA A RESPEITO DO DIREITO AUTORAL
    NA QUESTÃO CULTURAL, E NA FORMA POPULAR
    DE UTILIZAÇÃO DE OBRAS INTELECTUAIS ALHEIAS?
    Contribuição de destaque: debates sobre a lei
    Membros envolvidos na discussão: admin

    Diretrizes da Ação Cultura Digital e Aprendizado / Ação Cultura Digital
    Admin: Bruno Tarin
    Membros: 68 / 87
    Descrição: Grupo criado para realizar discussões e pensar numa política para cultura digital e os seus processos educativos (aprendizagem), considerando nossos objetivos com: produção e difusão cultural, articulação de redes e desenvolvimento local pela valorização cultural.
    Tivemos que criar um grupo separado da Ação Cultura Digital pela necessidade de se criar diferentes tópicos de fórum específicos do tema Aprendizado, principalmente para que possam ser melhor organizadas e discutidas as Diretrizes que acreditamos serem ideais para uma política de Aprendizado e Cultura Digital. Colocaremos cada Diretriz como um Tópico de Fórum para que possam ser discutidas separadamente. / A Ação Cultura Digital da Secretaria de Cidadania Cultural – SCC(antiga Secretaria de Programas e Projetos Culturais – SPPC), por meio dos ”articuladores da Cultura Digital” convida aos atores e coletivos culturais interessados na discussão da política de Cultura Digital até então implementada por esta secretaria para avaliação das ações e construções de propostas de ações para novos caminhos para a Cultura Digital.
    Dentro dos Seguintes Eixos:
    – Cultura Digital e Sustentabilidade;
    – Cultura Digital e Aprendizado;
    – Cultura Digital, Articulação e Mobilização de Redes;
    – Cultura Digital e Desenvolvimento.

    Comunicação Comunitária
    Admin: Donizete Soares
    Membros: 45
    Descrição: Exposição, debate e divulgação de atividades relativas à comunicação efetivamente comunitária, isto é, produzidas de modo horizontal e voltada aos reais interesses da vida em comum.
    Contribuição de destaque: http://cursoslivres.blogspot.com
    Membros envolvidos na discussão:

    Biblioteca 2.0
    Admin: José Murilo
    Membros: 80
    Descrição: Biblioteca 2.0 denomina tanto o movimento que impulsiona a incorporação em bibliotecas de tecnologias de acesso centradas no usuário, como também o conjunto de serviços sociais e dinâmicos específicos configurados para o acesso a repositórios de conteúdos
    Contribuição de destaque: parâmetros para bibliotecas online
    Membros envolvidos na discussão: admin

    Educação Digital
    Admin: Bianca Santana
    Membros: 118
    Descrição: “Acho que o uso de computadores no processo de ensino aprendizagem, em lugar de reduzir, pode expandir a capacidade crítica e criativa (…) Depende de quem usa a favor de quê e de quem e para quê.” Paulo Freire, no livro Educação na Cidade
    Contribuição de destaque: reflexões sobre o uso do computador em sala de aula
    Membros envolvidos na discussão: Takashi Tome

    Cultura Digital em Rede
    Admin: Adriana Veloso
    Membros: 181
    Descrição: Mobilização e Interação em Rede: cartografia de redes sociais distintas, como o objetivo de mobilizar a partir das identificações e observar como os atores sociais envolvidos interagem em rede e como os laços se fortalecem.
    Contribuição de destaque: definição de cultura digital
    http://culturadigital.br/groups/cultura-digital-em-rede/forum/topic/118
    Membros envolvidos na discussão: Adriana Veloso

    A imagem líquida
    Admin: Paulo Fehlauer
    Membros: 45
    Descrição: A imagem e o pixel. Discussões e proposições sobre fotografia, vídeo e cinema no mundo digital. Produção, distribuição, propriedade intelectual, ética, estética e etecétera.
    Contribuição de destaque: exigência de diploma para fotógrafo?
    Membros envolvidos na discussão:

    Pela implantação do reconhecimento de voz Pr-Br
    Admin: Ricardo Gomes de Paiva Faria
    Membros: 15
    Descrição: A produção intelectual é QUATRO vezes mais rápida do que a melhor taquigrafia pode captar e, num mundo capacitado à transformação de voz em texto digitalizado, o nosso Brasil perde absoluta capacidade de competir:
    Já se aproxima 2010 – III Milênio – e o uso de teclado como meio de entrada e saída da produção intelectual ”data i/o” é um insulto à Inteligência da Nação Brasileira.
    Além disto, é impátrio desperdício de recursos raros e caros…
    – A Nação Brasileira exige superlativo processo de se alçar sobre a fome de educação e cultura!
    Contribuição de destaque: construção do speech recognition pt-br
    Membros envolvidos na discussão: Andrey Sanson, Ricardo Gomes

    Grupos relacionados ao eixo de Comunicação Digital, que no entanto ainda não geraram debates aprofundados:

    Jornalismo Colaborativo na Web
    Admin: Nanni Rios
    Membros: 81
    Descrição: Espaço para compartilhamento de experiências em jornalismo colaborativo na web em suas variadas formas e terminologias (jornalismo cidadão, jornalismo participativo, jornalismo opensource).

    Inteligência Coletiva
    Admin: José Erigleidson
    Membros: 72
    Descrição: Grupo destinado à discussão, à divulgação e ao mapeamento de práticas de inteligência coletiva – IC no cibesrepaço. Busca revelar uma inteligência coletiva além da abstração, identificando suas pontecialidades e aplicações nos negócios, na ciência, na comunicação, na educação, na democracia ou em qualquer outra interface possível.
    O conceito de inteligência aqui adotado é o proposto pelo MIT Center for Collective Intelligence:
    ”collective intelligence is groups of individuals doing things collectively that seem intelligent.”

    Acervos distribuídos e redes sociais
    Admin: Felipe Fonseca
    Membros: 6
    Descrição: Pesquisa aberta sobre integração de acervos e bibliotecas digitais com redes sociais e ferramentas colaborativas na web.

    Educomunicação
    Admin: Takashi Tome
    Membros: 15
    Descrição: Fazer comunicação – jornal, rádio, TV, web – em vez de apenas consumir informações, é uma forma fascinante para as crianças e jovens conhecerem melhor o mundo em que vivem.
    Ao relatar uma notícia – por mais insignificante que ela possa parecer à primeira vista – a criança se vê instigada a refletir e buscar mais informações: porquê aquilo ocorreu? Poderia não ter ocorrido? Se foi ruim, o que pode ser feito para evitar novas ocorrências? Se foi bom, o que pode ser feito para que mais casos assim ocorram?
    É esta a proposta deste grupo: divulgar as experiências em Educomunicação e contribuir para o intercâmbio de idéias.

    Redes de informação
    Admin: Alessandro Casagrande
    Membros: 21
    Descrição: Grupo destinado àqueles que se interessam em criar redes de informação com temáticas ainda inexistentes no país com a finalidade de democratizar acervos e informações, utilizando-se para isto ferramentas de Código aberto (Licença GPL) para criação de Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo – CMS (Content Management System).

    CultMídia
    Admin: Regina Cunha
    Membros: 20
    Descrição: A divisão entre CULTura e MÍDIA pode ser superada com o surgimento dos estudos comunicacionais permitidos pelas teorias críticas.
    A partir dos anos 70, com as escolas teóricas fundadas no Reino Unido ’The Cultural Studies Network’ temos a abertura com mais freqüência à interconexão das duas áreas: CULTura e MÍDIA. A aproximação entre os estudos culturais e as pesquisas de comunicação social permitiram a exploração dos novos estratos que se formaram tanto na cultura popular, quanto na midiática. As telenovelas, musicais, filmes, comédias de costumes, moda, consumo e publicidade sugerem que a conexão dos estudos midiáticos passa pela análise dos sistemas culturais.
    A interpretação do produto midiático considera o poder cultural como uma continuação da vida cotidiana, agregando, inclusive, suas narrativas comuns e insignificantes, algumas vezes desprovidas de bem articuladas estruturas conceituais. Por sua vez, os estudos culturais decodificam as operações de poder e resistência que acontecem no cotidiano da sociedade, favorecendo também, a compreensão dos contextos sociais, ao invés de deixar o pesquisador apenas de posse de textos e significados. Permitindo, ainda, que o sujeito da análise participe como testemunha de seu tempo, pessoalmente, virtualmente, subjetivamente, coletivamente, anônimamente, ou da maneira que lhe convier.

    Nemusad
    Admin: Debora de Carvalho Pereira
    Membros: 6
    Descrição: O NEMUSAD, coordenado pela professora Maria Aparecida Moura, integra os núcleos de estudos e pesquisas da Escola de Ciência da Informação da UFMG e reúne pesquisadores provenientes da Ciência da Informação, Comunicação, Computação, Ciências da linguagem, Educação, assim como a Sociologia e a Filosofia, numa perspectiva transdisciplinar.
    O Núcleo dedica-se ao estudo das mediações e dos usos sociais dos saberes e da informação compreendidos a partir do compartilhamento de um quadro teórico-metodológico comum e em associação com princípios teóricos desenvolvidos em distintos campos do saber social que sejam compatíveis aos estudos privilegiados nos eixos temáticos propostos

    Cultura Não é Spam
    Admin: Kika Serra
    Membros: 34
    Descrição: Como todos sabemos, os veículos de comunicação em massa tradicionais não são necessariamente o lugar para se encontrar o que se produz de mais interessante no âmbito cultural: os melhores artistas nem sempre freqüentam os programas de maior audiência ou a lista das mais tocadas na rádio comercial.
    Mesmo assim, as manifestações culturais independentes desafiam a hegemonia do mainstream e se propagam por meio do boca-a-boca, da panfletagem e de laboriosos esforços de divulgação de seus produtos e eventos. Sem orçamento para pagar favores a colunista de jornal, jabá de rádio ou anúncio na TV, artistas e produtores culturais se utilizam de canais onde possam se comunicar diretamente com seu público-alvo: as redes sociais.
    A prática adotada pelo Google e serviços afiliados, de excluir automaticamente qualquer mensagem distribuída a destinatários múltiplos — ainda que manualmente (e não por máquinas) e com o consentimento expresso do recipiente — é portanto altamente nociva à sociedade como um todo!

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