Últimas Postagens

  • Pontinhos de Cultura e Espaços de Brincar encerram primeiro encontro nacional

    A garantia de recursos para o fomento continuado às políticas públicas voltadas para a infância, a implementação de programas de formação com foco na cultura da criança e do adolescente, assim como o desenvolvimento de canais de comunicação nos quais as crianças possam se “expressar livremente” foram algumas indicações ratificadas na plenária final do I Encontro Nacional de Pontinhos de Cultura/Espaços de Brincar – realizado em Brasília entre os dias 13 e 15 de agosto.

    Realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), com coordenação conjunta das secretarias de Articulação Institucional, Cidadania Cultural e Identidade e Diversidade Cultural, um dos objetivos em reunir 250 representantes de todo o Brasil foi promover e aprofundar o diálogo e as relações transversais entre as iniciativas de grupos em prol da infância e juventude, capazes de construir propostas de políticas públicas para o setor.

    Durante os dois dias de atividades, além das brincadeiras e troca de experiências, os participantes debateram diretrizes e indicações levantadas em três Grupos de Trabalho (GTs): Comunicação, Fomento, Memória e Patrimônio.

    TT Catalão esteve presente à plenária de encerramento

    “Trabalhamos construindo políticas, mas até chegarmos a elas estão seres humanos, antes de tudo”, declarou TT Catalão (foto), Diretor-Geral do Programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC). “O caminho certo é este do diálogo, do fortalecimento das relações entre o Estado e a sociedade – ambos mostrando novos critérios de organização e caminhos a percorrer”.

    Américo Córdula, secretario da Identidade e Diversidade Cultural (SID/MinC) refletiu sobre as propostas apresentadas pelos GTs, reforçando a importância do diálogo entre as secretarias do MinC em torno da construção de metas comuns para a infância e adolescência no âmbito da cultura. Propôs, inclusive, ampliar o diálogo com a Secretaria do Audiovisual (SAV/MinC) para que sejam criados editais que contemplem a produção de crianças para crianças.

    Pontinhos de Cultura celebram o encontro ao final da plenáriaAo final, o Ponto de Cultura Atitude, representante e entusiástico militante do movimento hip hop no Distrito Federal, trouxe para o auditório do Hotel Nacional uma amostra de influências nordestinas no rap. O público, mais uma vez, festejou a diversidade cultural do encontro.

    Texto: Monica Kimura e Zonda Bez/ Fotos: Kleber Fragoso
    Comunicação SCC/MinC

    continue lendo
  • Encontro de Pontinhos de Cultura destaca a Política para a Infância

    O mestre de cerimônias Chico Simões encantou a platéia com seu palhaço, dando as boas-vindas ao público durante a abertura do I Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura/Espaços de Brincar. A cerimônia, na Sala Cássia Eller da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em Brasília, também contou com a apresentação da Orquestra Popular e Corpo de Dança Menino de Ceilândia (DF).

    Foram entregues, simbolicamente, prêmios a cinco (um por cada região) dos 215 Pontinhos de Cultura selecionados em 2008: Africanamente (Sul), Vila Viva (Norte), Meninos da Ceilândia (Centro-Oeste), Sons do Bem (Nordeste) e Bola de Meia (Sudeste).

    A matéria na íntegra, leia na página do Programa Cultura Viva.

    continue lendo
  • Devolutiva do Prêmio Ludicidade/ Pontinho de Cultura Meimei/SBC,SP.

    Amigos Pontinhos de Cultura!

    Apreciem, parcialmente, a devolutiva de nossa organização quanto ao prêmio recebido…

    Carinhos e beijinhos lúdicos, =)

    Beatriz Piccolo Gimenes.

    imagem1

    continue lendo
  • Brincar ontem e hoje

    brincar ontem e hoje

    Foto de Kleber Fragoso (SCC/MinC)

    continue lendo
  • Mais Cultura e Pontinhos!

    “O Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, poderá apoiar 551 novos Pontinhos de Cultura/Espaço de Brincar até o fim do ano”. Leia matéria da abertura do encontro na noite de ontem (13), na página do MinC.

    continue lendo
  • Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura

    Bom dia Mundo!

    Uma nova rede esta nascendo para promover o Direito da Infância.

    Este é o Blog do Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura, que acontece de 13/08 a 15/08 no Hotel Nacional em Brasília.

    O Objetivo deste encontro é proporcionar a convivência e a troca de experiências entre as diversas iniciativas sobre a cultura da infância e ludicidade, contempladas no Edital de Pontinhos de Cultura do Ministério da Cultura.

    A programação do Encontro pode ser conferida na página do Programa Cultura Viva, aqui : http://www.cultura.gov.br/cultura_viva

    O Encontro conta também com uma radio web, a Radio Tralalá que pode ser acessada no Portal do Estudio Livre : www.estudiolivre.org

    Ou no Link direto : http://www.estudiolivre.org:8000/tralala os ouvintes ainda podem mandar e-mail  para radiotralala@gmail.com

    ou sms : 61 – 91517249

    Fique conosco e acompanhe por aqui mais sobre o encontro e os Pontinhos de Cultura.

    continue lendo
Pular para a barra de ferramentas