Políticas de estimulo e fomento da Cultura Digital em #Floripa

Após promover uma “rodada de escuta dos setores” para fortalecer a política cultural na capital catarinense, o recém ativo Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis realizou uma reunião expandida sobre o tema Cultura Digital.

Mesmo não tendo conselheiros específicos na área, o Conselho decidiu contemplar a Cultura Digital com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, pois compreende a importância de se estabelecer políticas públicas para o setor na cidade.

Eu e a produtora Christiane Ramirez colaboramos com a apresentação do tema e subsídios para o desenvolvimento de editais específicos para a área.

Minhas sugestões são as seguintes:

A. Digitalização de Acervos
A idéia é um Edital para a digitalização de obras artísticas de Florianópolis (livros, quadros, fotografias, gravuras, etc.) e a sua disponibilização na internet.

B. Prêmio de incentivo à Difusão Cultural
Como o próprio título se refere, se trata de um prêmio em dinheiro para sites, blogs e perfis em mídias sociais que divulguem atividades culturais e promovam o debate sobre o tema cultura em Florianópolis de forma voluntária.

C . Edital Instrumentalização para a Cultura Digital
Este Edital contempla a demanda cada vez maior por oficinas, palestras, debates e transmissões online sobre a Cultura Digital. O objetivo principal é a instrumentalização de produtores culturais sobre as tecnologias da comunicação e informação.

D. Edital de Manutenção de portais de Difusão Cultural
Este Prêmio (em dinheiro) seria voltado aos sites que divulguem as atividades culturais e promovam o debate sobre o tema cultura em Florianópolis de forma contínua e com existência de no mínimo 3 anos.

E. Edital de desenvolvimento de tecnologias para a Cultura
Edital de desenvolvimento de tecnologias que abordem soluções para as demandas da área cultural. Os proponentes pesquisariam com a própria comunidade cultural as suas necessidades e apresentariam soluções.

F. Edital de Arte Digital
Edital aberto para o desenvolvimento de produções artísticas no meio Digital (inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte).

Também sugeri que todas as obras realizadas com recursos destes editais e prêmios fossem integradas aos acervos públicos da cidade e disponibilizadas em licenças Creative Commons na internet.

As minutas estão sendo analisadas por uma comissão de redação do conselho. É necessário detalhar estas idéias em formato de textos de editais. Irei publicando aqui as versões das minutas e os valores estimados assim que ficarem disponíveis.

Qual é a sua opinião? Publique Aqui.

  1. Nenhum comentario ainda

*

 
Pular para a barra de ferramentas